Foto: assessoria

O projeto de extensão ‘O Solo na Escola’, vinculado ao curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Marechal Cândido Rondon, em funcionamento desde 2017, tem por objetivo popularizar o ensino da temática solos na educação básica do Oeste do Paraná e como finalidade a formação docente, auxiliando e instrumentalizando os professores na área da educação ambiental.

O projeto é de fundamental relevância, tendo em vista a importância do solo como recurso natural para nossa sociedade e para o equilíbrio dos ecossistemas e da vida do planeta. Por meio de oficinas e tutorias, que podem ser realizadas nos laboratórios da Unioeste ou de forma itinerante, são utilizados os mais diversos materiais didáticos para sensibilizar os estudantes e professores da importância do conhecimento e do cuidado com os solos. Também realizam exposição em eventos científicos, feiras de ciência e de profissões na região.

A equipe do projeto de extensão é composta pelos professores, bolsistas e acadêmicos voluntários, que nesses sete anos de atuação já atenderam mais de 4 mil pessoas, entre alunos, docentes, comunidade escolar e público externo interessado em saber mais sobre os estudos do solo.  

Para o estudante de Geografia da Unioeste, campus Marechal Cândido Rondon, Dhyonne Pessoa, está sendo uma experiência enriquecedora participar do projeto. “Tendo em vista que é uma oportunidade para nós, acadêmicos de um curso de Licenciatura, entrarmos em contato com a prática docente, enriquecendo não só o aprendizado dos alunos, mas também o conhecimento dos professores que estão em formação”, diz.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/ Unioeste