Equipe de basquete em cadeira de rodas. Foto: Divulgação/Itaipu Binacional

Cerca de 70 atletas competiram em seis modalidades e trouxeram 12 medalhas para Foz do Iguaçu

Cerca de 70 atletas de projetos apoiados pela área de Responsabilidade Social participaram dos Jogos Paradesportivos do Paraná (Parajaps), realizados de 29 de maio a 2 de junho, em Londrina. Eles competiram nas modalidades de basquete em cadeira de rodas, canoagem, Dragon Boat (canoagem para mulheres sobreviventes ao câncer de mama) bocha paralímpica, goalball e tênis de mesa.

Os atletas tiveram acompanhamento técnico do projeto Maestro da Bola PCD, em parceria com vários projetos de Foz do Iguaçu. Com o Projeto Meninos do Lago (IMEL), conquistou duas medalhas de ouro, uma de prata, uma de bronze e um quarto lugar na paracanoagem, além de garantir o ouro no Dragon Boat. A parceria com ATM, APAE e Gresfi garantiu mais quatro medalhas de ouro e duas de prata no tênis de mesa. No goalball feminino, bronze para a parceria com Adevifoz e Secretaria de Esportes de Foz do Iguaçu (SMEL). E a parceria ACDD e SMEL ficou em 5º lugar geral na bocha.

Equipe de bocha. Foto: Divulgação/Itaipu Binacional

Segundo o coordenador do projeto Maestro da Bola PCD, Luiz Augusto Mazine, mais do que comemorar resultados, é muito comemorada a participação do grupo no evento, porque marca a organização do paradesporto local. O projeto, cuja principal mantenedora é a Itaipu Binacional, iniciou em janeiro e atualmente conta com cerca de 250 pessoas inscritas.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

“Muitas dessas pessoas hoje estão participando de mais de uma modalidade porque, pela primeira vez no município, temos uma organização e a pessoa com deficiência pode encontrar uma atividade com a qual se adapte. Temos que lembrar que nenhuma deficiência é igual a outra, mas todos têm o direito de participar, e agora esse público tem essa oportunidade”, pontua o profissional.

Mazine destaca que o Maestro PCD conta com diversos parceiros, o que tem possibilitado levar o esporte como forma de inclusão social a pessoas com todo tipo de deficiência, inclusive as mais severas. Atualmente, estão sendo atendidos desde crianças a partir de sete anos de idade até idosos com deficiências intelectual, motora, visual, auditiva e múltiplas.

“O projeto está descobrindo muitos talentos, mas é importante frisar que não é apenas isso. Hoje nós estamos conseguindo socializar pessoas que sequer tinham oportunidade de sair de casa ou pessoas que tinham uma vida de muita restrição. O paradesporto está sendo um meio de tirá-las de uma vida de isolamento”, menciona.

Jorge Luiz de Sousa é um motivador do paradesporto. Ele ficou paraplégico há 10 anos, depois de um acidente de moto. Atualmente, pratica canoagem, e estreou no basquete de cadeira de rodas no Projeto Maestro PCD. Trouxe do Parajaps, além de uma medalha de bronze no basquete, uma de prata e uma de bronze na paracanoagem. “Não é sobre o esporte, é sobre protagonismo, é sobre oportunidades e inclusão. Eu estou muito feliz em fazer parte desse movimento”, diz.

Atualmente, a Maestro PCD está com 17 modalidades desenvolvidas em parceria com outras instituições: Paracanoagem (IMEL), atletismo (IAFI), tênis de mesa (ATM e Gresfi), badminton (CCVC), goalball (Adevifoz e SMEL), futebol cegos (Sesc), futebol DI e dow (APAE), bocha (ACDD e SMEL), natação (Aquafoz), basquete de cadeira de rodas (UDF e SMEL),  futebol de surdos (Apasfi) e canoagem para mulheres em tratamento ou curadas do câncer de mama (IMEL).

Técnicos e atletas da paracanoagem. Foto: Divulgação/Itaipu Binacional

Ouro Internacional

Além do ouro no Parajaps, o Projeto Meninos do Lago está comemorando outra medalha. A leme da equipe Meninas do Lago integrou a equipe Lua Rosa, de Fortaleza (CE), única equipe brasileira a participar do  Barcelona Dragon Boat Festival, nos dias 18 e 19 de maio, conquistando medalha de ouro na categoria Câncer de Mama.

A equipe técnica do Instituto Meninos do Lago é referência no Brasil no trabalho com a canoagem Dragon Boat para mulheres sobreviventes do câncer de mama e agora também conta com o apoio técnico do Projeto Maestro PCD.

Parajaps

Os Parajaps reuniram mais de 2,1 mil atletas de 65 cidades do Paraná. É um número recorde de participantes desde a criação da competição. Os Jogos Paradesportivos são promovidos pelo Governo Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte.

O evento inclui as modalidades de badminton, bocha paralímpica, canoagem, ciclismo, golf 7, natação, taekwondo, tênis em cadeira de roda, tênis de mesa, xadrez, basquete em cadeira de roda, futsal para amputados, futsal DI, futsal para surdos, goalball, dragon boat, handebol DI, handebol em cadeira de rodas, rugby e vôlei sentado.

Nova turma

Neste sábado (08) começa a turma de Iniciação Esportiva com crianças cegas ou de baixa visão. O objetivo é colaborar com o desenvolvimento dessas crianças e oportunizar a prática de esportiva a elas. O trabalho será no ginásio de esportes do Sesc, das 9h00 às 11h00.

Se você é uma pessoa com deficiência ou conhece alguém que poderia participar de alguma modalidade, entre em contato pelo (45) 99929.7476 ou (45) 99839.0198, ou pelo e-mail guto@projetomaestrodabola.com.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Itaipu Binacional