Foto: Divulgação

As vítimas da tragédia climática provocada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, causando cheias históricas e mortes, provocaram uma onda de solidariedade de norte a sul do Brasil e entre os países vizinhos na América do Sul. Estados como Acre, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais, além do Uruguai, enviaram aeronaves para auxiliar na localização de pessoas ilhadas e de vítimas desaparecidas. Adversários históricos no futebol, gremistas e colorados também se uniram pela à causa.

A administração municipal de Palotina, na região Oeste do Paraná, município que foi colonizada por imigrantes vindos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, consternados com a catástrofe e o sofrimento do povo gaúcho, resolveu adotar a cidade de Eldorado do Sul, região metropolitana de Porto Alegre paravdestinar todos os donativos doados pela população, entidades e empresas, para ajudar as famílias eldoradenses desabrigadas.

Uma cidade inteira alagada: sem água, sem luz, sem comunicação. Com cerca de 40 mil habitantes, o município de Eldorado do Sul está entre os mais afetados pelas inundações no Rio Grande do Sul. Segundo dados do governo, 98% da cidade foi inundada pelas águas que vieram do Rio Jacuí e desceram para o Lago Guaíba, fazendo com que todos os habitantes precisassem evacuar a região.

Nesta semana a equipe da administração de Palotina, comemorou a saída da primeira carreta carregada com donativos para a população de Eldorado do Sul. Camas, colchões, cobertores, medicamentos, água e alimentos não perecíveis estão entre as doações dos palotinenses. “Essa é uma estratégia de fornecer ajuda específica, levantando aquilo que eles estão precisando no momento e também iremos fornecer, no momento certo, mão de obra, levando voluntários daqui da cidade, disponibilizando inclusive o transporte e todo o apoio necessário”, explica o prefeito Luiz Ernesto de Giacometti.

Neste primeiro momento a população de Eldorado do Sul está necessitando urgente de: alimentos não perecíveis, material de limpeza e de higiene pessoal. Quem puder ajudar com algum desses itens, devem levar na sede do Corpo de Bombeiros de Palotina.

Foto: Divulgação

Fonte: Assessoria