Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Toledo Compra Toledo: grupo de trabalho define plano de ação do programa

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito foi palco, nessa terça-feira (21), de encontro do grupo de trabalho responsável pela implementação do “Toledo Compra Toledo”, durante o qual foram definidos cronograma e metas de execução do programa. Esta política pública foi regulamentada pelo Decreto nº 1.137/2024, e visa atender aos objetivos do artigo 47 da Lei Complementar nº 123/2006, que estabelece margens de preferência para a contratação de micro e pequenas empresas.

Além dos integrantes da administração municipal, o encontro contou com a participação de representantes da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR/Câmpus Toledo) e do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae/PR). O consultor desta entidade, José Altair Schimmelfing, apresentou um detalhado plano de ação dividido em quatro eixos: Divulgação do programa ao público-alvo, facilitada pela criação de Salas de Compras (física e virtual); Publicação do Plano Anual de Contratação; Capacitação de micro e pequenos empresários (MPE) e microempreendedores individuais (MEI); e Governança, com a implementação de métricas para aferir o cumprimento de metas.

Cada item do plano de ação recebeu uma data específica para sua execução e a designação de um responsável. Com base em dados de 2023, foram estabelecidas, em seguida, metas para o percentual de compras feitas pela Prefeitura de Toledo com fornecedores locais para os anos de 2024, 2025 e 2026.

O secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo, destacou a importância do programa: “A melhor forma de utilizar os impostos pagos pelos nossos contribuintes é criar condições para que este dinheiro fique aqui, com compras públicas sendo feitas, sempre que possível, por empresas da região, sobretudo micro e pequenas empresas, e, quando couber, microempreendedores individuais. É um ambiente no qual todos se beneficiam, com impactos positivos para a economia local, que gera mais empregos, e para o governo municipal, que arrecada mais impostos”, analisa.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real