Presentes no lançamento da operação, em Guaíra, estiveram Christian Goldoni, secretário de Segurança de Toledo, e GM de Sousa, diretor da Guarda Municipal. Foto: Divulgação

Comando e membros da GM estiveram em Guaíra para o lançamento da operação; ações preventivas para coibir ilícitos já estão sendo realizadas em Toledo

Por Fernando Braga

Nesta quinta-feira (9/05), foi realizado na cidade de Guaíra, no Oeste do Paraná, o lançamento da ‘Operação COSUD’ (Consórcio de Integração Sul e Sudeste), envolvendo as forças policiais que formam a cooperação estabelecida para segurança pública na região.

O COSUD visa consolidar a cooperação entre os governos estaduais das regiões Sul e Sudeste, promovendo uma abordagem conjunta em questões de segurança pública e facilitando a troca de informações, estratégias e recursos entre os entes federados que participam da iniciativa, que também conta com o reforço das corporações municipais.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

A cerimônia de lançamento, organizada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito de Guaíra, contou com a participação da Guarda Municipal de Toledo, distintas corporações da Polícia Militar do Paraná, como Polícia Ambiental e Polícia Rodoviária Estadual, e Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, que apesar de não pertencer às regiões Sul e Sudeste, é um estado diretamente impactado pelas ações do COSUD por estar em região de fronteira.

Guardas municipais de Toledo participaram do evento que marca o início da Operação COSUD. Foto: Divulgação

Autoridades paraguaias também estiveram presentes no lançamento da operação, bem como o coronel Jorge Aparecido Fritola, comandante do 5º Comando Regional da Polícia Militar, sediado em Cascavel. Representando as corporações de Toledo, participaram do evento o comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Valmir de Souza, e o comandante da Guarda Municipal e secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Christian Guilherme Goldoni (major Goldoni), ambos acompanhados de membros das respectivas corporações.

Agentes da Guarda Municipal de Toledo participam da cerimônia de lançamento da operação, juntamente com policiais de outras corporações. Foto: Divulgação

De acordo com o diretor de Segurança da Guarda Municipal de Toledo, GM De Sousa, as ações realizadas no âmbito da ‘Operação COSUD’ visam o combate ao tráfico de armas e drogas, bem como ao contrabando. Dessa forma, ações começaram a ser realizadas na região de fronteira ainda na quarta-feira, dia que antecedeu o lançamento oficial da operação, que não tem data prevista para seu término.

Para coibir a ação de contrabandistas, traficantes e outros criminosos, a GM realizou, em conjunto com a PM, barreiras no interior de Toledo, na noite desta quinta-feira. Ações como essa, realizadas em distritos rurais, se estenderão por diversas localidades ao longo dos próximos dias.

No mesmo dia do lançamento, as forças de segurança entraram em ação no interior de Toledo. Foto: Divulgação
As ações da PM e GM, no âmbito da Operação COSUD, não têm prazo para serem encerradas. Foto: Divulgação