Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Maio Furta-Cor terá encontro neste sábado,11, na Praça Willy Barth

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por Marcos Antonio Santos

A Praça Willy Barth, centro de Toledo, receberá neste sábado, 11, das 9h às 13h, ações da campanha Maio Furta-Cor com o tema: ‘Saúde Mental Materna Importa! Uma Mãe Leva a Outra’.

O encontro terá a presença de profissionais que apresentarão informações sobre o assunto, além de atividades recreativas para as crianças. Dentre as atrações serão oferecidas gratuitamente corte de cabelo, esmaltação de unhas e desing de sobrancelhas; sorteio de massagem relaxante e aplicações de mascará facial; exposição do Programa Mulheres Operando o Brasil; exposição Núcleo Maria da Penha (Numape); aulão de yoga; Feira de Artesanato (Cooarte-Cooperativa de Artesãos de Toledo); recreação Infantil assistida por acadêmicos do curso de Educação Física da Unopar.

O encontro tem a finalidade de levar mais informações sobre os temas que envolvem a saúde das mães. O Maio Furta-Cor é uma campanha que visa incentivar a construção de políticas públicas de saúde com projetos de lei que possam prover estratégia de política pública de saúde para mulheres-mães. A ideia é fazer com que a campanha ganhe mais representatividade e possa sensibilizar a comunidade para a causa da saúde mental materna.

A representante do Maio Furta-Cor em Toledo, Natália Bertinatto Fabris, advogada especializada em violência obstétrica, disse que a campanha, que está no segundo ano, é voluntária e o objetivo é realmente de sensibilizar a população sobre esse tema da saúde mental das mães.

Natália Bertinatto (“Forte Como Uma Mãe’) disse que as mães estão cada vez mais adoecendo. Foto: arquivo pessoal

 “Percebemos que é um tema urgente, a saúde mental materna está cada vez mais alarmante. Avaliando dados estatísticos, as mães estão cada vez mais adoecendo e são diversos fatores que contribuem para esse problema mental, físico, psicológico, emocional, não é uma questão pontual, talvez, de uma mãe, que está com depressão pós-parto, é também cultural de sobrecarga materna, de ausência de políticas públicas de rede de apoio, que abrange creches para que as mães possam ter onde deixar os filhos, questões trabalhistas, muitas tem dificuldades de encontrar um emprego por serem mães, outras são demitidas. Temos um olhar atento a essa dinâmica de ser mãe”, afirma.  

CAMPANHA – Sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna; Promover ações de conscientização em saúde mental materna baseadas em evidências científicas; Estimular a construção de políticas públicas de saúde através de projetos de lei instituam o Maio Furta-Cor como estratégia de política pública de saúde para mulheres-mães.

MÃES SOLOS – Natália disse que a saúde mental das mães influência diretamente no desenvolvimento também dos filhos. “Uma mãe que esteja ‘feliz’, em uma família que a apoia e colabora com a criação da criança, é uma família completamente diferente da mãe sobrecarregada e deixada de lado. Cerca de 55 milhões de famílias brasileiras são de mães solos, muitas crianças não tem o nome do pai no registro de nascimento. Muitas vezes essas mulheres têm que arcar com as despesas da casa sozinha. Por isso as políticas públicas precisam olhar para essas mães”, enfatiza Natália Bertinatto .   

Foto: divulgação

PROGRAMAÇÃO – Neste mês também serão realizadas ‘Roda de Conversa’ sobre saúde mental materna.  Nesta sexta-feira, 10, no período da manhã, no ambulatório Materno Infantil (AMI), Jardim Gisela; dia 17, às 14h30, no Centro de Saúde, centro; dia 29, às 14h, UBS do Jardim Panorama; às 15h, na UBS do Alto Panorama. Dia 18, às 15h, na Praça da Cultura acontecerá o ‘Encontro Mães e Filhos’ com muitas atividades.  

MAIO FURTA-COR – Maio é o mês que se comemora o dia das mães, momento oportuno de discutir causas maternas. Furta-Cor é uma cor de tonalidade que se altera de acordo com a luz que recebe, não tendo uma cor absoluta. No espectro da maternidade não é diferente, nele cabem todas as cores.

Ainda existe um forte estigma social em torno de temas ligados à saúde mental e quando se estende ao campo materno essa marca é ainda mais reforçado. A ideia do Maio Furta-Cor é que seja dada mais atenção aos fatores que vêm contribuindo ao sofrimento mental das mulheres face às crescentes demandas da maternidade.

O movimento existe desde 2021 e em 4 anos de campanha já foram aprovadas mais de 100 leis Maio Furta-Cor, que instituem maio como o mês dedicado à conscientização e promoção de saúde mental materna nos calendários municipais e estaduais.

Veja também

Previsão do Tempo

Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Cotação em Tempo Real

Cotações em tempo real