Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Professores da Unioeste são orientados sobre projeto de fiscalização de obras

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Unioeste/Cascavel. Foto: José Fernando Ogura/AEN

O Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) iniciou uma nova fase do projeto Ver a Cidade, que vai envolver a participação de estudantes de Engenharia Civil de universidades estaduais na fiscalização das obras públicas paralisadas nos municípios paranaenses. Uma reunião por videoconferência, na quarta-feira (10), com os professores do curso da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) debateu a forma de atuação dos estudantes que, no próximo dia 17, receberão capacitação da equipe da Coordenadoria de Obras Públicas (COP) do Tribunal, para iniciar o trabalho prático.

Segundo o engenheiro Luiz Henrique de Barbosa Jorge, auditor de controle externo e coordenador do Ver a Cidade, nesta primeira reunião foram apresentados os materiais de trabalho, debatido o formato da fiscalização, solicitados documentos, discutidas questões sobre as visitas e acesso ao sistema de obras públicas cadastradas no Tribunal e esclarecidas as dúvidas sobre a atividade. “O próximo passo será a reunião de treinamento com os alunos da Unioeste, que precederá o início do trabalho em campo, depois deles participarem de um curso sobre Controle Social pela Escola de Gestão Pública do Tribunal”, acrescentou.

A apresentação do projeto foi concluída no último dia 2 de abril, exatamente no auditório da sede Unioeste, em Cascavel, com a participação de 100 acadêmicos de Engenharia Civil. A iniciativa é uma parceria entre o TCE-PR, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti-PR), via universidades estaduais, e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR).

Alcance

O projeto busca estimular os alunos de Engenharia de universidades públicas estaduais a auxiliarem o TCE-PR na fiscalização de obras paralisadas nos municípios paranaenses, ampliando a participação da população no controle social.

No total, 60 alunos, das quatro universidades estaduais que oferecem curso de Engenharia Civil, selecionados por meio de edital, visitarão presencialmente dez obras – nas cidades de Cascavel, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Umuarama. Estão sendo escolhidos 12 alunos da UEL, da UEM (campus de Maringá e Umuarama), da UEGP e da Unioeste, campus de Cascavel. Eles também farão um monitoramento online de aproximadamente 1.100 obras que as próprias prefeituras informaram ao TCE-PR que estão inacabadas.

Fonte: assessoria TC

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real