Unioeste/Cascavel. Foto: José Fernando Ogura/AEN

O Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) iniciou uma nova fase do projeto Ver a Cidade, que vai envolver a participação de estudantes de Engenharia Civil de universidades estaduais na fiscalização das obras públicas paralisadas nos municípios paranaenses. Uma reunião por videoconferência, na quarta-feira (10), com os professores do curso da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) debateu a forma de atuação dos estudantes que, no próximo dia 17, receberão capacitação da equipe da Coordenadoria de Obras Públicas (COP) do Tribunal, para iniciar o trabalho prático.

Segundo o engenheiro Luiz Henrique de Barbosa Jorge, auditor de controle externo e coordenador do Ver a Cidade, nesta primeira reunião foram apresentados os materiais de trabalho, debatido o formato da fiscalização, solicitados documentos, discutidas questões sobre as visitas e acesso ao sistema de obras públicas cadastradas no Tribunal e esclarecidas as dúvidas sobre a atividade. “O próximo passo será a reunião de treinamento com os alunos da Unioeste, que precederá o início do trabalho em campo, depois deles participarem de um curso sobre Controle Social pela Escola de Gestão Pública do Tribunal”, acrescentou.

A apresentação do projeto foi concluída no último dia 2 de abril, exatamente no auditório da sede Unioeste, em Cascavel, com a participação de 100 acadêmicos de Engenharia Civil. A iniciativa é uma parceria entre o TCE-PR, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti-PR), via universidades estaduais, e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR).

Alcance

O projeto busca estimular os alunos de Engenharia de universidades públicas estaduais a auxiliarem o TCE-PR na fiscalização de obras paralisadas nos municípios paranaenses, ampliando a participação da população no controle social.

No total, 60 alunos, das quatro universidades estaduais que oferecem curso de Engenharia Civil, selecionados por meio de edital, visitarão presencialmente dez obras – nas cidades de Cascavel, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Umuarama. Estão sendo escolhidos 12 alunos da UEL, da UEM (campus de Maringá e Umuarama), da UEGP e da Unioeste, campus de Cascavel. Eles também farão um monitoramento online de aproximadamente 1.100 obras que as próprias prefeituras informaram ao TCE-PR que estão inacabadas.

Fonte: assessoria TC