Desatenção, excesso de velocidade, ultrapassagem malsucedida e ingestão de álcool estão entre as causas dos acidentes fatais

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 15 mortos, 159 feridos e 121 acidentes no Paraná em cinco dias de Operação Natal, entre sábado (21) e ontem (25).

O total de mortes registrada pela PRF no estado é 25% superior ao verificado durante o Natal de 2018, quando 12 pessoas perderam a vida. Na operação do ano passado, outras 164 pessoas saíram feridas e 131 acidentes foram atendidos.

Durante a operação deste ano, as equipes da PRF flagraram em território paranaense 137 motoristas dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas, 594 ultrapassagens proibidas e 86 crianças sendo transportadas sem cadeirinha. No total, 418 veículos foram recolhidos, por diferentes irregularidades.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Entre as causas dos 11 acidentes fatais registrados estão desatenção, excesso de velocidade, ultrapassagem indevida, ingestão de álcool, desobediência à sinalização e presença de animais na pista.

Das 15 mortes, 14 ocorreram em situação de pista seca. A maioria dos óbitos foi registrada em trechos de pista simples (12 mortes), em retas (10) e no período noturno (9).

As duas ocorrências mais graves concentraram seis mortes (tabela abaixo). Na madrugada de domingo (22), três adolescentes morreram após o automóvel em que eles eram passageiros sair da pista e colidir contra uma árvore, na BR-272, em Janiópolis, região centro-oeste do Paraná. O motorista foi socorrido com lesões graves. Provavelmente nenhum dos ocupantes usava cinto de segurança.

Na tarde de ontem (25), outras três pessoas morreram em uma colisão frontal na BR-373, em Chopinzinho, região sudoeste do estado. Entre as vítimas mortas estava um menino de três anos e a mãe, de 23. O pai da criança foi socorrido com lesões graves. O acidente teria sido causado por uma tentativa malsucedida de ultrapassagem feita por um outro carro, cuja motorista também morreu no local.

O tipo de acidente que mais resultou em mortes foi a colisão frontal, com seis óbitos em quatro ocorrências. Dos 15 mortos, quatro eram motociclistas e um, pedestre. Em seus balanços estatísticos, a PRF contabiliza somente as mortes ocorridas nos locais dos acidentes.

Balanço da Operação Natal 2019 no Paraná:

– 15 mortos;
– 159 feridos;
– 121 acidentes;
– 137 flagrantes de embriaguez;
– 594 ultrapassagens proibidas;
– 86 crianças sem cadeirinha;
– 38,2 toneladas de excesso de peso em caminhões;
– 418 veículos recolhidos;
– 59 pessoas presas.

Fonte: PRF

Texto: Fernando Oliveira/Agência PRF/ Fotos PRF 

[bsa_pro_ad_space id=7]

[bsa_pro_ad_space id=7]