Professora tomou conhecimento do fato, criança e sua mochila foram imediatamente retiradas da sala de aula. Foto: Gazeta de Toledo

Da Redação

Secretaria de Educação disse que aluno com faca na mochila foi acontecimento isolado

Se é exagero das redes sociais ou não, nesse momento não vem ao caso, mas o alerta e a atenção com que pode estar acontecendo nas escolas do município de Toledo é preocupante.

Na semana passada, segundo informações e relatos publicados nas redes sociais, que a Gazeta de Toledo teve acesso, uma situação grave ocorreu na Escola Municipal Alberto Santos Dumont, Jardim Porto Alegre, Toledo.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Na postagem de uma rede social um pai relata que tem dois filhos que estudam na escola e eles foram surpreendidos por fontes de funcionários da escola de que na semana passada, um aluno da 5ª série, 10 anos de idade, foi surpreendido com uma faca (arma branca) na mochila, e ainda esse aluno estaria por mais de um dia e em vários momentos ameaçando alunos e professores, inclusive arremessando mesas contra a professora em sala de aula.

Ressaltando que um aluno de 5ª série já não é tão criança e oferece sérios riscos aos demais alunos e professores.

Segundo a funcionária da escola, a mãe do aluno foi chamada para ir até o estabelecimento e simplesmente defendeu seu filho.

De acordo com os relatos na rede social, a direção da escola está tentando abafar o caso, porém os pais estão com medo de enviar seus filhos à escola.

Segundo um pai de aluno, ele enviou mensagem direto ao WhatsApp do vice-prefeito e não obteve resposta, que enviou também no Instagram da secretária da Educação e também não teve resposta.

O desabafo desse pai nas redes sociais reflete o problema de segurança dos estabelecimentos de ensino em Toledo e em todo o Brasil, é um pedido de socorro as autoridades de vários pais que estão inseguros de enviar seus filhos para à escola.

Pais que tem filhos na essola estão assustados. Foto: Fabio Ulsenheimer

NOTA OFICIAL

A Secretaria Municipal da Educação de Toledo vem por meio desta nota informar sobre um evento ocorrido na Escola Municipal Alberto Santos Dumont. No episódio, uma criança de 10 anos levou uma faca para a instituição. Assim que a professora tomou conhecimento do fato, a criança e sua mochila foram imediatamente retiradas da sala de aula e encaminhadas à direção, onde a mãe do estudante foi convocada e compareceu prontamente à escola.

Esclarecemos que este foi um acontecimento isolado, sem precedentes ou situações anteriores envolvendo o aluno. Importante ressaltar que a criança está recebendo acompanhamento psicológico e do serviço social, garantindo a preservação de seus direitos e evitando qualquer forma de exposição. Após o episódio, por decisão da mãe, o aluno foi transferido para outra instituição de ensino, onde continuará a receber o devido acompanhamento.

Em relação à turma envolvida, não houveram outros problemas. A equipe da Secretaria Municipal da Educação acompanhou de perto a situação no dia seguinte ao ocorrido, dialogando tanto com os alunos quanto com os servidores da escola. A direção da Escola Municipal Alberto Santos Dumont agiu com total transparência, tratando o caso diretamente com a família do aluno, a equipe psicológica e a Secretaria Municipal da Educação (SMED).

Além disso, a coordenação escolar, em parceria com o serviço de psicologia da Secretaria da Educação, já desenvolveu um projeto para promover a reflexão entre os estudantes sobre situações de violência ou bullying, visando prevenir futuras ocorrências. Um coordenador da Secretaria da Educação tem acompanhado todas as ações implementadas, inclusive estando presente na escola desde as primeiras horas da manhã, atendendo pais e alunos, e participando de reuniões para esclarecimentos dos fatos.

Ressaltamos que houve divulgação de áudios por parte de uma professora, que não pertence à turma em questão, disseminando informações inverídicas e causando preocupação desnecessária entre os pais. Esse incidente foi abordado com clareza durante a reunião com os pais, onde se esclareceu a realidade dos fatos, restaurando a confiança na segurança e qualidade da nossa instituição educacional.

Agradecemos a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU), que disponibilizou um guarda municipal para acompanhar a escola, garantindo a segurança de todos os envolvidos. A Secretaria Municipal da Educação de Toledo reafirma seu compromisso com a segurança, o bem-estar e a educação de qualidade para todos os estudantes. Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Secretaria Municipal da Educação de Toledo