Foto: Fabio Ulsenheimer

Faltam poucos dias para uma demanda antiga da população do Jardim Maracanã ser atendida. A partir da próxima segunda-feira (08), a unidade básica de saúde do bairro voltará para sua sede própria, localizada na Rua do Herval, 574, na esquina com a Rua Hermínio Niquetti, após uma grande reforma e ampliação. Em virtude da mudança, nesta sexta-feira (05), não haverá serviços da UBS na sede provisória, junto ao Centro de Fisioterapia, Reabilitação e Terapias Complementares Dr. Claudemir Rodrigues Dias.

De acordo com a diretora de Atenção Primária em Saúde, Tatiane Veiga Rodrigues, apesar dos atendimentos serem retomados no local, ainda não acontecerá a inauguração oficial. “Já temos condições de utilizar o espaço, portanto optamos em realizar a mudança e colocar essa estrutura novamente à disposição da comunidade, além de liberar o espaço do Centro de Fisioterapia, Reabilitação e Terapias Complementares para os seus trabalhos”, comentou. 

A secretária de Saúde, Gabriela Kucharski, acrescenta que a nova UBS oferecerá um acolhimento maior aos usuários da atenção primária. “Na antiga estrutura, a falta de espaço fazia com que muitos pacientes precisassem ficar do lado de fora. Com esta ampliação, poderemos atender de forma mais adequada”, disse. 

A obra – Executada pela Construtora AMT Ltda., a obra recebeu investimento de R$ 789.972,74 (100% de recursos próprios do município) e contempla a restauração de 256,62 metros quadrados e a construção de mais 206,12 metros quadrados, um total de 462,74 metros quadrados de área construída. Neste espaço funcionarão seis consultórios médicos, salas de espera para 49 pessoas, consultório odontológico com sala de escovação anexa, recepção, setor administrativo, seis salas (de curativos, para agentes comunitários de saúde, de expurgo, de inalação, de pré-consulta e de aplicação de medicamentos), almoxarifado, copa e depósito de material de limpeza (DML).

Gabriela observa que este investimento destina-se à melhoria do acesso dos moradores da Grande Pioneiro à atenção básica, uma das regiões da cidade com menor cobertura na baixa complexidade. “Devido à proximidade, o PAM [Pronto Atendimento Municipal] é a referência para a população da região. Estamos trabalhando para mudar esta realidade por meio de três ações: a primeira é a entrega da reforma e ampliação da unidade do Maracanã. Em seguida, passada a epidemia de dengue, vamos fazer a unidade sentinela da Vila Paulista ter uma equipe de atenção primária e por fim, estamos planejando a construção de uma UBS da Vila Pioneira, obra que será licitada em breve e funcionará no entorno do Mini Hospital”, detalhou.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo