Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tereza Cristina diz que sucesso de Toledo em bioenergia tem que ser replicado no Brasil

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por Marcos Antonio Santos

Senadora e ex-ministra palestrou na abertura do INOVAMEAT

Nessa noite de segunda-feira, 1, foi realizada no Centro de Eventos Ismael Sperafico a abertura oficial da 3ª edição do INOVAMEAT. Depois dos pronunciamentos das autoridades políticas entre elas do prefeito Beto Lunitti, deputados federais Dilceu Sperafico, Elton Welter, do secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento Norberto Ortigara, e da palestra de Edilson Caldas (BRF), subiu ao palco da Arena Principal, a senadora Tereza Cristina (PP/MS), que ministrou a palestra com o tema: ‘Potencialidades do Agro’.

A ex-ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do governo de Jair Bolsonaro, ressaltou que o caso de sucesso de Toledo em bioenergia tem que ser replicado no Brasil.

“Estamos no lugar certo para falar de bioenergia do agro. Toledo é o maior produtor de carne suína do país e está produzindo energia elétrica a partir do biogás gerado por dejetos de animais. Quando estive na Holanda a grande preocupação era a contaminação da água no subsolo, não somente dos dejetos mais também do nitrogênio”, afirma.

“Aqui em Toledo se encontrou a solução para contaminar menos os lençóis freáticos, e vi que vocês irão construir um laboratório de água, e isso é muito importante para um território que tem a suinicultura como a sua atividade principal, e estamos fazendo energia e fertilizantes com os dejetos. E ainda produzindo uma carne com qualidade para o Brasil e o mundo. Essa é uma experiência que precisa ser engrandecida e levar para todo o Brasil e para o mundo, e quero que vocês contem comigo no Senado Federal no que for preciso, em termos de legislação para aprimoramos e alinhar ainda repasses de emendas, de recursos, para ajudar essa iniciativa que vocês têm aqui em Toledo e no Paraná”, relata Tereza Cristina.

Ela disse também que o relatório Panorama do Biogás no Brasil em 2022, do Centro de Energias Renováveis (Cibiogás) coloca o Paraná como segundo Estado brasileiro com o segundo maior crescimento do número de plantas geradoras de biogás em operação no país.

“O Paraná está à frente de muitos estados brasileiros, não somente na produção agropecuária mais também na geração de energias renováveis. Acredito que daqui para frente é preciso discutir mais e ter cuidados, e a Europa já debate há muito tempo a resistência aos antibióticos, é um problema sério, não somente para os animais, mas também para os humanos.  É uma pauta que tem que estar constantemente na Embrapa, nas empresas, universidades. É um tema que não podemos negligenciar”, enfatiza Tereza Cristina.

Para a senadora, o INOVAMEAT é um evento que chegou para ficar e cada vez será mais importante e maior “e atraindo mais gente do Brasil todo”.

Na palestra que durou pouco mais de 40 minutos Tereza Cristina falou ainda do saldo da balança comercial brasileira; mercado mundial; produção de ovos, que vem crescendo no país; produção de leite; entre outros temas.

Tereza Cristina ministrou a palestra com o tema: ‘Potencialidades do Agro’. Foto: Gazeta de Toledo

22% DAS CARNES DO BRASIL SÃO PRODUZIDAS NO PARANÁ – Em seu pronunciamento o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento Norberto Ortigara disse que em 2023 foi um ano muito positivo para o agronegócio do Paraná, e que foi um ano de produção cheia para quase todas as culturas. “Tivemos um crescimento consistente na produção de proteína animal e fechamos o ano passado com 6,3 bilhões de quilos de carnes produzidas e lideramos a produção de frango. 22% das carnes produzidas no Brasil saíram do Paraná. Somos o segundo na produção de porcos, peixes crescem entre 15% e 20% ao ano, a produção da pecuária leiteira cresceu mesmo com a crise, os ovos é uma proteína que cresceu forte e está chegando em 2º lugar no Brasil. Isso é conhecimento, ciência e inovação e são práticas que aprendemos a manejar melhor. Grãos, proteína animal, madeira, e tantas outras diversidades que o nosso agro é capaz de produzir e nos orgulha com a melhor agricultura do Brasil, ajudou o Estado a crescer 5,8%, o dobro do país, e o nosso agro cresceu 26%”.

Ortigara ressaltou ainda que este ano a situação da agricultura mudou e está sendo mais difícil ser agricultor com uma combinação “perversa de safra mais curta, alguns custos ainda altos desde a pandemia da Covid e a guerra Rússia e Ucrânia, combinando com o preço ruim. É um momento de refletir e de encontrar soluções de curto prazo, não se pode virar as costas para quem sustenta e tem quase 40% do PIB do Paraná. É um momento de pensar no futuro e o INOVAMEAT é um evento de inovação daquilo que pode chegar aos nossos produtores para se fazer mais com menos, para gastar menos do bolso e ser mais eficiente. Cada quilo custando menos no bolso de quem produz”, afirma Norberto Ortigara.

Secretário Norberto Ortigara. Foto: Fabio Ulsenheimer

O INOVAMEAT Toledo tem realização do Sindicato Rural de Toledo, Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), com o apoio da Prefeitura Municipal, Embrapa, entre outras instituições de pesquisa. A edição de 2024 tem como tema a “Inovação na Produção de Proteína Animal”. O evento segue até está quarta-feira, 3, com ampla programação de palestras na Arena Principal, Arena Aves, Arena Suínos, Arena Peixes e Arena Lácteos.   

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2802 – 18/12/2025

Cotações em tempo real