A movimentação no Centro Cirúrgico é intensa. São cinco salas cirúrgicas na Hoesp/Hospital Bom Jesus, com uma agenda sempre cheia, exceto em uma das salas, que é reservada para as cirurgias de emergência. Os procedimentos mais realizados nesse setor são das áreas de Ortopedia, seguido da Ginecologia Obstetrícia, Cirurgia Geral e Neurologia. “A Hoesp atende a alta complexidade de toda região, em razão disso, a maioria das cirurgias são para atendimento destes pacientes”, ressalta a superintendente da Hoesp, Zulnei Bordin.
Em 2023, mais de 7,5 mil cirurgias foram realizadas, média de 635/mês e 21/dia. “Os números são expressivos, e isso
demonstra a importância da Hoesp para toda região”, enfatiza Zulnei.
A equipe é completa durante as 24 horas, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem, instrumentadores, anestesistas, profissionais que atuam no apoio, farmácia, raio-x e central de materiais. “O atendimento é completo e especializado, já que em muitos momentos a vida do paciente pode estar em risco, sendo assim, a equipe precisa sempre estar bem preparada para realizar todo procedimento necessário”, avalia Zulnei.
E as cirurgias de emergência chegam através do Pronto Socorro, porta de entrada do hospital. São cerca de 1,4 mil atendimentos/mês, “e a maioria desses pacientes são graves, precisam do atendimento de alta complexidade”, explica Zulnei.
A Hoesp tem 212 leitos, atende mais de 60% SUS e é referência em alta complexidade em toda região.
Fonte: assessoria Hoesp