Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Encontro realizado em Toledo discute a cadeia produtiva da suinocultura paranaense

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Toledo sedia, nesta quarta e quinta-feira (13 e 14), o 18º Encontro Regional Abraves-PR. O evento teve aproximadamente 600 inscritos e acontece no Teatro Municipal. Durante os dois dias, médicos veterinários, zootecnistas, técnicos agrícolas e demais pessoas ligadas à cadeia produtiva da suinocultura no Paraná, em especial da Região Oeste, tratarão sobre temas relacionados à atividade. O tema deste ano é “Gerando valor: da produção à comercialização”. 

O encontro é organizado pela Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves) e a presidente da entidade, Luciana Diniz, destacou as potencialidades na produção de alimentos e no desenvolvimento econômico. Outro fator reforçado por Luciana é que o evento ganhou corpo após a realização da edição nacional em Toledo. 

A presidente, em fala anterior junto ao prefeito de Toledo, Beto Lunitti, pontuou sobre os benefícios que o evento traz para o município, seja em conhecimento técnico, em estrutura hoteleira e gastronômica. “Além do Paraná possuir o maior rebanho da suinocultura, Toledo foi escolhido para sediar o 18º Encontro Regional Abraves-PR em função de todas as condições que oferece para receber os participantes e palestrantes”, disse.

Sobre a programação deste ano, o objetivo é discutir sobre os desafios do setor, como o mercado de grãos, o cenário político atual, os desafios ligados ao transporte e carregamento. Os profissionais do mercado escolhidos para as palestras apresentarão  perspectivas futuras para o produtor. As discussões, conforme a coordenação do evento,  serão bastante técnicas e virão ao encontro dos anseios das pessoas envolvidas com a suinocultura.

Foto: Carlos Rodrigues

Para o gestor toledano, presente na abertura do Encontro acompanhado do presidente da Câmara Municipal Dudu Barbosa, a suinocultura tem papel preponderante na economia do município. “Toledo se orgulha em recepcionar profissionais que cuidam daquilo que é essencial para a humanidade, o alimento. Temos a certeza que encontros como este buscam novos meios para ampliarmos ainda mais nossa participação na distribuição de alimentos para o mundo”, comentou Beto, lembrando que Toledo hoje é o maior produtor de alimentos do Paraná e tem seus produtos em aproximadamente 170 países. 

Lunitti ainda destacou os avanços e pesquisas para o setor, em especial a partir da criação da Unidade Mista de Pesquisa (UMIPI) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Toledo com foco em suínos, aves e peixes. “São áreas de destaque dentro da nossa produção agropecuária e que com certeza serão potencializadas”. O prefeito aproveitou a oportunidade para convidar os presentes a participarem da 3ª edição do Inovameat, evento que vai discutir as inovações voltadas ao setor de proteína animal.

“A presença da Embrapa em Toledo hoje é fruto deste evento. Nossa intenção ao organizar o Inovameat, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) e o Sindicato Rural (SRT), é propor um fórum para discussões das nossas vocações de produção. Já podemos considerar um dos grandes eventos do Paraná e do Brasil nesta área. Nossa intenção é ir além das fronteiras e fazer um momento para a América Latina discutir a proteína animal”.

Foto: Carlos Rodrigues

Fonte: Decom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real