5ª Sessão Ordinária da Câmara de Toledo. Foto: Anderson Brito Fernandes

Sessão apreciou utilidade pública a entidades do São Francisco e Porto Alegre

A Câmara de Toledo aprovou em primeira votação, durante a 5ª sessão ordinária, na segunda-feira, dia 4 de março, cinco proposições, além de um requerimento de regime de urgência ao Projeto de Lei n° 18.

Foram apreciadas três proposições do Poder Executivo, o requerimento e mais duas do Poder Legislativo. O Projeto de Lei nº 197, do vereador Roberto de Souza, declara de utilidade pública a Abettol – Associação de Beach Tennis de Toledo e o Projeto de Lei nº 198, do vereador Leoclides Bisognin, declara de utilidade pública a Associação de Triatletas de Toledo – Toledo Triathlon Team.

Das proposições do Poder Executivo, o Projeto de Lei nº 185/2023, “altera a legislação que dispõe sobre o Plano de Cargos e Vencimentos para os servidores públicos municipais de Toledo”, o Projeto de Lei nº 190/2023, “autoriza o Município a receber áreas em doação, visando à regularização do prolongamento da Rua Presidente Juscelino Kubitschek”, enquanto o Projeto de Lei nº 8, de 2024, “procede a alterações na legislação que dispõe sobre o Plano de Cargos e Vencimentos para os servidores públicos municipais de Toledo”.

A Associação de Beach Tennis de Toledo – Abettol, declarada de utilidade pública no Projeto de Lei nº 197, do vereador Roberto Souza, vem desde o final de 2022 atuando na prática esportiva no bairro São Francisco e também desenvolve alguns projetos em benefício da população, como o projeto “Pro Esporte” que atende 40 imigrantes, em parceria com a Embaixada Solidária, além de 40 pessoas da comunidade visando o esporte de rendimento.

Na proposição o vereador Roberto Souza justifica que além de uma associação com o objetivo de unir os participantes de Beach Tennis de Toledo, a entidade contribui com a sociedade, com o compromisso de promover, fomentar e desenvolver o esporte de forma sustentável, valorizando a formação integral de atletas e cidadãos. A entidade foi formalizada em 14 de novembro de 2022 e “não possui caráter político partidário, tem suas ações norteadas pelos princípios da igualdade, publicidade, legalidade e eficiência nas atividades esportivas”, aponta a justificativa da proposição.

Já o Projeto de Lei nº 198, do vereador Leoclides Bisognin, que declara de utilidade pública a Associação de Triatletas de Toledo – Toledo Triathlon Team, lembra que a entidade surgiu de maneira informal em 2015 com a reunião de quatro amigos. Localizada na Avenida Nossa Senhora de Fátima, Jardim Porto Alegre, a entidade reúne adeptos da prática conjunta da natação, ciclismo e corrida de rua. Com o decorrer dos anos, a associação realizou diversos eventos para promoção do esporte na cidade de Toledo, todos com foco na disseminação do triathlon, entre eles o 1°, 2°, 3°, 4° e 5° Fast Triathlon Toledo (2014 a 2020), 1°, 2° e 3° Short Triathlon Toledo (2013, 2022, 2023), 1 ° e 2° 8 Horas de Ciclismo Toledo (2015 e 2020), 1 ° 6 Horas Nadando Toledo (2019), 1° Corrida de Rua TTT (2022), dentre diversos outros treinos e confraternizações.

Todas as cinco proposições tiveram unanimidade e serão submetidas agora a votação final.

A sessão ordinária de segunda-feira, da Câmara de Toledo, também apreciou Indicações ao Poder Executivo da 127 à 163, além de 2 Requerimentos.

Confira a Ordem do Dia da sessão de segunda-feira, dia 4

https://sapl.toledo.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/815/

Fonte: Departamento de Comunicação da Câmara de Toledo