Por Marcos Antonio Santos
Nessa segunda teve início o atendimento aos casos com sintomas de dengue na Unidade Sentinela
A prefeitura de Toledo organizou no último sábado, 24, juntamente com diversas entidades parceiras, uma caminhada de conscientização. A concentração aconteceu no Terminal Rodoviário Alcido Leonardi e percorreu a Rua Barão do Rio Branco levando informações sobre a necessidade de combater o mosquito Aedes aegypti.
A coordenadora do Setor de Controle e Combate às Endemias, Lilian König, disse que ação teve a participação de cerca de 500 pessoas. “São parcerias que fizemos nesse tempo de gestão, eu participei de várias reuniões dentro do Rotary, e eles entenderam o atual problema da dengue e conseguimos reunir as escolas, a Unipar, Igrejas, estavam todos presentes e conseguimos passar o recado que o problema está no quintal de cada um”.
“O Setor de Endemias tem ido aos locais e informado sobre o Aedes aegypti, os cuidados que se teve tomar. Toda essa ação e também o Ecoponto Itinerante, que é totalmente voluntariado, é para tentarmos conseguir conscientizar pelo menos 1% da população de Toledo. Precisamos que as pessoas entendam que o problema está na casa dela: no ralo, vaso de planta, bebedouro de animal, no lixo jogado no fundo do quintal. A passeata realizada no sábado teve esse sentido de orientar a população”, afirma Lilian König.

COMBATE – Para tentar conter o avanço da doença, a prefeitura de Toledo tem realizado diversas ações, como Ecopontos Itinerantes, o último na região do Jardim Bressan e Cezar Park, intensificado campanhas de conscientização, averiguando imóveis denunciados, entre outros trabalhos. A preocupação, de acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Juliana Beux Konno, é que tradicionalmente, a explosão de casos acontece nos meses de março e abril. “Estamos com nossos agentes de combate às endemias trabalhando de forma contínua para tentar diminuir o contágio. A gente pede para que as pessoas façam seu dever de casa, conferindo seus quintais”, diz.
Juliana ainda reforçou que os principais problemas estão em imóveis particulares e fechados. “Em terrenos baldios, os agentes conseguem adentrar com facilidade. Os maiores problemas seguem onde não é possível o acesso”.
UNIDADE SENTINELA – Nessa segunda-feira, 26, teve início o atendimento aos casos com sintomas de dengue na UBS do Jardim Paulista (Unidade Sentinela) que atenderá de segunda a sexta, das 7h às 19h os casos com sintomas de dengue, com o objetivo de melhorar os atendimentos e diminuir as filas nos Pronto Atendimentos. “Esse atendimento é para quem tem sintomas de dengue. Estamos trabalhando em todas as frentes para dar o melhor atendimento, mas peço que a população nos ajude a combater o mosquito, sem a população nos ajudar, a gente não conseguir resolver esse problema”, comenta o prefeito Beto Lunitti.
811 – Apesar dos esforços da administração municipal e entidades parceiras, a dengue em Toledo continua avançando. O boletim epidemiológico divulgado na última sexta-feira, 23, aponta um crescimento de 34,94%, saltando dos 601 da semana passada para 811, com 768 notificações ainda aguardando resultado. A região com maior incidência são os Jardins Europa e América concentrando 42,17% dos casos, totalizando 342 confirmações.





