Foto: Uopeccan

Desde que iniciou suas atividades, há 32 anos, a Uopeccan (União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer) tem como base a filantropia – sendo credenciada ao SUS (Sistema Único de Saúde), por meio da SESA (Secretaria de Estado da Saúde) e do Ministério da Saúde – na qual necessita de doações, apoio da comunidade e do governo para manter suas atividades, que chegam a custar mais de R$ 15 milhões por mês, totalizando mais de R$ 180 milhões por ano.

Diariamente, centenas de pacientes chegam ao Complexo Hospitalar Uopeccan em busca de tratamento, cura do câncer e demais patologias que a instituição atende. Somente em 2023, foram realizados 438.982 atendimentos, em dados mais precisos, foram 140.997 consultas, 108.033 exames, 17.295 internamentos e pronto atendimento, 108.668 atendimentos multidisciplinares (nutrição, serviço social, fisioterapia, odontologia, psicologia, fonoaudióloga), 37.272 radioterapias, 17.054 quimioterapias e 9.654 cirurgias.

Além disso, o hospital é habilitado para fazer transplantes de fígado,198 desde 2018, medula, 272 transplantes desde 2009 e de rim, que iniciou em setembro de 2023, mas até o momento não teve transplantes. Quando falamos em números de refeições servidas pelo Complexo Hospital e Casa de Apoio, foram 337.151.

Em Cascavel, a oncopediatria é referência em tratamento de crianças e adolescentes para diversas regiões do Paraná e até mesmo de outros estados e países, como Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Paraguai, Argentina, entre outros. Em 2022, 98% dos atendimentos ofertados foram apenas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), os outros 2% foram convênios e particulares.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Importante destacar ainda que, além dos atendimentos oncológicos prestados pelo Complexo, a unidade de Umuarama também é um hospital geral, ou seja, realiza atendimentos em outras especialidades, como cardiologia, ortopedia, cirurgias plásticas, implante capilar, além de ser porta aberta para os atendimentos de pronto socorro.

Em Medianeira, a Unidade Avançada da Uopeccan oferece consultas de oncologia clínica e cirúrgica, além de outras relacionadas a triagem para oncohematologia, doenças hepáticas (voltadas a triagem para transplantes de fígado), doenças hematológicas (integrada ao serviço de transplante de medula óssea), biópsias, sessões de quimioterapia ambulatorial e exames, como mamografia, análises clínicas e de imagem.

Obras de expansão e Casa de Apoio

Outro ponto que vale ressaltar sobre os serviços da Uopeccan, é a construção da Unidade de Transplantes que terá 972,38m² de área a ser reformada e mais 3.692,12m² a ser construída. O projeto contempla a ampliação do ambulatório, com 15 consultórios médicos, ampliação das áreas de espera, da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto para 20 leitos, além da ampliação da farmácia. Também serão construídas alas de internamento, totalizando 46 leitos.

As obras de expansão dos ambulatórios da unidade de Umuarama também já estão acontecendo. São 180 m² de área ampliada, sendo a ampliação das marquises de cobertura, área de espera da recepção do ambulatório, com projeção de dobrar a capacidade de lugares, construção de mais sanitários para o público e novo espaço para a coleta do laboratório.

Em Cascavel, a Uopeccan oferece aos pacientes, que não são da cidade, hospedagem gratuita na Casa de Apoio, quando os mesmos necessitam fazer quimioterapias e/ou radioterapias. Esse local é muito importante para quem mora longe, pois não há necessidade de se descolar todos os dias até o hospital, tendo mais conforto e segurança durante o tratamento.

Em 2023, recebemos 3.267 hóspedes, entre pacientes e seus acompanhantes. Na Casa, eles recebem café, almoço, janta e lanches todos os dias, totalizando 18.373 refeições apenas no ano passado. Vale ressaltar que a Casa de Apoio é mantida 100% com recursos vindos de doações, ou seja, não existe contribuição por parte do governo.

Campanhas de arrecadação e ajuda da comunidade

Diante dos números apresentados e custos gerados, a Uopeccan conta, todos os dias, desde sua fundação, com doações. Afinal, o valor pago pelo governo e planos de saúde, não são suficientes para cobrir as despesas.

Portanto, para colaborar com o Complexo Hospitalar Uopeccan a comunidade pode participar das campanhas que são feitas ao longo do ano, como Ação Entre Amigos, McDia Feliz, Feijoada Solidária, Festival da Tilápia e Rifa de Trator.

Além disso, é possível ser um contribuinte mensal, via telemarketing, doar pelo Nota Paraná, cofrinhos solidários, destinar o imposto de renda, com trabalho voluntário, doação de alimentos, roupas, brinquedos, produtos de higiene, entre outros produtos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Uopeccan