Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Eventos no Teatro e Unipar marcam abertura do ano letivo em Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Em clima de reencontro, a Secretaria da Educação de Toledo (Smed) promoveu, nessa sexta-feira (2), dois eventos reunindo os mais de 2.000 professores e professoras de escolas e centros municipais de educação infantil. Pela manhã, no Teatro Municipal, a palestra “Educação e Futuro: desafios, impactos e ressignificação da ação docente”, com o mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Musy University (EUA), João Ivair Motta Filho, foi destinada aos profissionais que atuarão no Ensino Fundamental/Séries Iniciais. No período da tarde, no auditório da Universidade Paranaense (Unipar), a formação foi com quem trabalhará com as turmas da Educação Infantil.

Durante a cerimônia, a secretária da Smed, Marli Gonçalves Costa, conversou com os presentes e destacou os investimentos e os pontos positivos desta volta às aulas. “Não teremos falta de professores e professoras, retornaremos com quadros completos”. Outros apontamentos importantes da secretária foram a questão dos professores de educação física, pois segundo Marli, às aulas desta disciplina não mais serão ministradas por pedagogos, e os materiais didáticos, que seguem a mesma linha de escolas privadas. Marli ainda falou do Aluno Conectado, da qualificação dos educadores e demais avanços alcançados no período em que ela está à frente da pasta. 

Conforme as informações da Secretaria de Educação, as 36 escolas e 30 centros municipais de educação infantil (Cmeis) têm mais de 13.300 crianças matriculadas para este ano letivo, das quais 5.527 nos centros municipais de educação infantil e 7.786 nas escolas municipais. “São muitas crianças acolhidas em espaços muito organizados e por profissionais competentes. A gestão tem ciência do que já oferece e tem buscado mais, porque sabe que nossa população é exigente e nosso sarrafo é muito alto. Isso acontece por conta da vontade política da administração pública de permitir com que a educação desse esse salto de qualidade. Contem com a Câmara de Vereadores sempre”, disse o presidente do Legislativo Municipal, vereador Dudu Barbosa.

O vice-prefeito Ademar Dorfschmidt convidou os presentes a uma reflexão. “Nós estamos aqui nesse período, colhendo e comemorando os frutos que foram plantados em um momento em que o solo não estava tão fértil”. Ademar lembrou que no início da atual gestão o mundo vivia a pandemia de coronavírus. “Nós tínhamos muitos e grandes desafios e vencemos. Hoje Toledo é referência nas políticas públicas e uma das que se tornou modelo é a educação. Mas para nós construirmos essa educação de qualidade foi preciso cuidar da família dos nossos alunos. Por isso, implantamos boas ações em saúde, assistência social, desenvolvimento econômico e humano, segurança e mobilidade urbana”, ressaltou.

Por sua vez, o prefeito Beto Lunitti, falou de encantamento. Segundo o gestor toledano, educar é construir espaços importantes de motivação e demonstrar que esta é uma forma do cidadão se desenvolver, diminuindo as desigualdades. “Só teremos essa dificuldade superada quando os governantes entenderem a necessidade de investir em educação. Avançamos 50 posições no ranking de qualidade de ensino, mas ainda tem coisa para a gente fazer. Nossa proposta é uma educação encantadora, inclusiva e libertadora. Nos preocupamos com a educação infantil e as séries iniciais, mas também somos felizes por termos boas universidades, boas escolas para nossos adolescentes e jovens, além das parcerias com escolas técnicas. Estou extremamente feliz por ver que vocês professores se somam a nós nestes sonhos”, concluiu.

Foto: Fabio Ulsenheimer

Ainda participaram da mesa de honra o professor e organizador do Referencial Curricular Próprio do Sistema Municipal de Ensino de Toledo Renato Lada Guerreiro, o  presidente do Fórum Municipal de Educação Leandro Crestani, o conselheiro estadual de educação Flávio Vendelino Scherer e os diretores da Secretaria de Educação de Toledo Dirce Maria Steffens Kulzer, Vinícius Augusto Ayres dos Santos e Luci Graciela Kuhn, que também preside o Conselho Municipal de Educação (CME). Após a cerimônia, as novas coordenadoras e coordenadores pedagógicos receberam seus certificados. 

Números – Até o último dia de janeiro, as 36 escolas e 30 centros municipais de educação infantil (cmeis) tinham 13.313 crianças matriculadas para este ano letivo, das quais 5.527 estão na Educação Infantil e 7.786 no Ensino Fundamental/Séries Iniciais. Deste total, 2.200 alunos utilizarão, desde o primeiro dia de aula, os serviços do transporte escolar, que serão executados por meio de 80 rotas nas quais 9.400 quilômetros por dia serão percorridos. 

As escolas e cmeis farão nos primeiros dias de aula a distribuição de kits para todos os seus alunos. Da mesma forma, as instituições entregarão tablets do programa Aluno Conectado a estudantes que não estavam matriculados na rede municipal de ensino de Toledo no ano passado. 

Referencial Curricular Próprio – O ano letivo de 2024 será o primeiro a seguir os parâmetros estabelecidos pelo Referencial Curricular Próprio do Sistema Municipal de Ensino de Toledo. Lançado no fim de 2023, o documento está dividido em dois volumes [um voltado para a Educação Infantil e outro para o Ensino Fundamental/Anos Iniciais (1º ao 5º ano)] e contém diretrizes gerais e componentes curriculares de 12 segmentos: Arte, Ciências, Computação, Educação Especial, Educação Física, Educação Infantil, Ensino Religioso, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática e Robótica Educacional.

A secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa, entende que a novidade representa um avanço significativo para a educação toledana. “Foi um referencial construído com os professores da rede municipal, um processo no qual pensamos nas metodologias e estratégias para melhorar o processo ensino-aprendizagem. É um momento histórico no qual estamos desenvolvendo todo um ecossistema de inovação educacional, mas a partir de um debate com os próprios educadores”, explicou.

Integralizar – Outra novidade de grande porte da educação toledana para 2024 é o programa Integralizar, que atenderá alunos de terceiro, quarto e quinto anos de cinco escolas, oferecendo-lhes, em instituições localizadas no interior do município, ensino em tempo integral ampliando em mais de 100% o número de matrículas nesta modalidade. Com a concordância dos pais, grande parte dos alunos que estavam matriculados no ano passado na Anita Garibaldi, na André Zenere, na Antônio Scain, na Olivo Beal e na Waldyr Becker serão levadas e trazidas de volta para as escolas de origem por meio de transporte que será oferecida de forma gratuita.

Os estabelecimentos no interior possuem estrutura completa, que, a partir de agora, não estará mais ociosa. Com mais tempo de aula, será possível ministrar um ensino mais aprofundado nas áreas de língua portuguesa, língua inglesa, matemática e pensamento computacional, além de oferecer atividades esportivas em diversas modalidades (atletismo, judô, taekwondo, futsal, vôlei, basquete, entre outros), ambientais (hortas e jardins), e de musicalização. “Tudo está sendo planejado para que os alunos avancem na aprendizagem e tenham um ensino de excelência, preparando-os para um futuro mais tecnológico, onde possam conquistar os sonhos que hoje vislumbramos para eles”, salientou Marli.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real