Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dia do Fusca: Rodolfo Nishi conta que tem um Fusca 1965, herdado do padrinho

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por Marcos Antonio Santos

No Brasil, a Volkswagen oficializou a data de 20 de janeiro de 1959 como o início da produção na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. E é por isso que o 20 de janeiro passou a ser o Dia Nacional do Fusca.

Líder de vendas por 24 anos no Brasil, o Fusca Volkswagen completa 65 anos neste sábado, 20. Pequeno, com motor traseiro refrigerado a ar e um design totalmente diferente do tradicional para a época, quando as ruas eram dominadas por grandes sedans, o Fusca conquistou o consumidor brasileiro pelo baixo consumo de combustível e resistência mecânica.

FUSCA 1965 – Um desses apaixonados pelo carro é o Dentista e Ortodontista Rodolfo Nishi, morador de Toledo. Ele conta que tem um Fusca 1965, motor 1200 (um dos poucos de Toledo), placa preta. O carro era do seu padrinho, que foi o segundo dono e pegou quase zero. “Meu padrinho/tio manteve ele como carro de uso por alguns anos. Mas desde que me conheço por gente, me lembro do Fusca dele “encostado”, e assim ficou por décadas, coberto por uma lona em sua garagem na cidade de Loanda (PR). Tenho na lembrança que sempre que íamos lá visitá-lo, brincávamos no fusquinha verde dele. Até ele decidir e ter condições de restaurá-lo”, recorda Rodolfo.

Ele menciona que a restauração foi feita em 2012. E que logo após concluída, o seu padrinho/tio, descobriu um câncer. “Me casei em 2013, e foi sua última festa, última visita aos familiares. Ele veio a falecer e pouco usou e desfrutou do fusca restaurado. Quando se passou o luto, avisei minha madrinha que se ela fosse se desfazer do carro, eu queria comprá-lo, já que era o xodó do meu padrinho. Ele tinha 3 filhas mulheres, que moram em Curitiba, e com dificuldade de estacionamento. Nenhuma delas mostrou interesse em ficar com o carro. Foi então que a minha madrinha disse para eu buscar o carro que ele “já era meu” independentemente do valor”.

O Fusca 1965 era do padrinho/tio de Rodolfo. Foto: arquivo pessoal

Nishi conta que desde então, 2013, o fusca está com ele. “Fiz melhorias, consegui placa preta, e ficará comigo até que minhas filhas possam dirigi-lo e “herdá-lo”! E espero que possa permanecer e passar de geração em geração dentro de minha família. Hoje, é meu carro de fim de semana, cuido dele como se fosse um filho, usando-o apenas para passeios e encontros de carros antigos”.

ENCONTRO 2024 – E por falar em carro antigos, no dia 23 junho, em homenagem ao Dia Mundial do Fusca, 22 de junho, o Grupo Toledo Automóvel Clube irá organizar o terceiro Encontro de Veículos Antigos. Em 2023 participaram mais de 800 veículos antigos e para o Encontro de 2024 os organizadores esperam unir mais de mil relíquias no Parque Ecológico Diva Paim Barth, (Lago Municipal).

O integrante da diretoria do Toledo Automóvel Clube, Nelso Bassani, informa que o grupo tem mais de cem participantes, com mais de 140 veículos antigos de todas as marcas e modelos. “Desses 140 veículos, 50 são Fuscas. Entre eles, 12 Fuscas Azuis”.

Bassani tem o seu Fusca há mais de 12 anos. Foto: arquivo pessoal

Bassani também tem um Fusca, ano 1970.  Ele disse que tem o seu carro há mais de 12 anos, hoje é uma paixão, e que o modelo sempre esteve presente na sua vida. “O carro sempre esteve comigo, no trabalho e na família. Quando trabalhava, tinha um Fusca; namorei e casei, tinha um Fusca. Quando nasceu meu terceiro filho, quase que ele nasceu dentro do Fusca”, recorda Bassani.

FABRICAÇÃO – Dentre os motoristas habilitados entre os anos 1970 e 1990, quase a totalidade ‘pilotou’ um Fusca nas aulas da autoescola e também desafiou a rigidez dos examinadores no volante de um VW. Sem contar os que literalmente aprenderam a dirigir com o Fusca da família.

Com a fabricação oficialmente interrompida em 1986, o Fusca ainda voltou a ser produzido entre 1993 e 1996, quando a Volkswagen atendeu a um pedido do então presidente Itamar Franco, mas não teve o mesmo sucesso. Foi afetado por outros populares mais modernos, como Gol e Fiat Uno, que já estavam no mercado.

Foto: arquivo pessoal

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2787 – 08/07/2025

Cotações em tempo real