Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Bombeiros de Toledo passam dicas para evitar acidentes com botijão de gás e panela de pressão

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por Marcos Antonio Santos

Nessa segunda-feira, 15, um jovem de 25 anos foi internado em estado grave após uma explosão causada por um vazamento de gás de cozinha de um botijão de gás em São Vicente, no litoral de São Paulo. Vichtor Esteves está com 81% do corpo com queimaduras. Acidentes com explosões de gás e até de panelas de pressão não são comuns. Mas sempre é preciso ter cuidados para utilizar esses equipamentos e ficar atento a manutenção. Nesse caso na residência de Vichtor, a mangueira do botijão estava solta.

O comandante do 2º Subgrupamento de Bombeiros do município de Toledo (2º SGB), pertencente ao 4º Grupamento de Bombeiros, Capitão QOBM Guilherme Rodrigues de Lima, disse que a explosão do botijão de gás de 13 quilos é difícil de acontecer. “O gás possui uma válvula de segurança, que irá derreter com o calor quando passa de 67 graus, e abre uma pequena abertura no casco permitindo que o gás vaze, o que faz com que não se tenha uma concentração e uma pressão elevada do botijão, então ele começa a vazar e pega fogo no gás que está vazando. E isso impede uma explosão, o que será uma situação mais crítica”, afirma.

VAZAMENTO – Ele comenta que as ocorrências que são mais comuns e atendidas pelos bombeiros são dos vazamentos de gás. “No caso do vazamento cria uma atmosfera explosiva que traz um risco grande. Lembrando que o gás tem que se acumular nas partes baixas por ser mais pesado e denso que o ar, e, muitas vezes, a pessoa não sente o cheiro porque está acomodado no piso e geralmente quando ela chega em casa pode não sentir o cheiro, porque é como se tivesse uma lâmina d’água no chão e na medida que a pessoa vai se movimentando levanta esse gás e começa a sentir o cheiro. E nesse caso não pode acender as luzes, não ligue aparelhos eletrônicos, televisão, e abra a janela para ventilar o ambiente”, orienta.  

O gás possui uma válvula de segurança, que irá derreter com o calor quando passa de 67 graus. Foto: divulgação

De acordo com o Capitão Rodrigues, em caso de incêndio ocasionado por um botijão de gás, deve-se acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros por meio do telefone 193. “Os bombeiros irão se deslocar até o local, combaterão o incêndio, vão proteger os imóveis ao redor e a retirada da vizinhança. Caso a pessoa tenha algum treinamento e não fique assustada, pode fazer a retirada no caso de incêndio provocado pelo gás, precisa ter cuidado de não passar o botijão próximo das cortinas, tapetes e materiais que possam pegar fogo. Retira para um local a céu aberto e totalmente ventilado. E a orientação é que se deixe queimar toda a carga do botijão e deixe acesso e pegando fogo até esvaziar o gás. Esse risco é menor do que apagar o fogo e deixar vazar o gás. O vazamento e a concentração do gás trazem um risco grande, porque qualquer fagulha pode acontecer uma explosão”.

PANELA DE PRESSÃO –  A panela de pressão, apesar de ser um utensílio comum, exige cuidados para evitar acidentes graves.  O Capitão Rodrigues disse que são raras as explosões dessa panela, porém e preciso ficar atento a manutenção. “É importante quando se for utilizar a panela de pressão que se faça uma averiguação visual do equipamento, se está em condições e não apresenta algum sinal de dano, e principalmente que se faça a limpeza e manutenção da válvula que fica sobre a tampa. Essa válvula pode entupir com resto de alimentos, e o entupimento dessa válvula faz com que a pressão aumente fazendo com que a panela exploda. A válvula se mantendo limpa e a pessoa escutando o barulho da pressão saindo quando a panela está no fogo são condições que têm que ser atendidas. A panela de pressão é extremamente segurança”, ressalta o Capitão Guilherme Rodrigues de Lima.

Entre as dicas importantes; é preciso verificar a borracha da tampa. Foto: divulgação

    

Outras dicas importantes:

1 – Verificar a borracha da tampa: confira se ela não está danificada ou rachada, pois isso atrapalha a vedação entre a tampa e a panela;

2 – A válvula deve estar com o pino para ouvir o barulho quando pegar pressão. É possível ter noção de quando está com muita ou pouca pressão pelo pino da tampa;

3 – A quantidade de água: olhar a marcação da quantidade de água do lado de dentro. Alguns usuários colocam pouca água e ela pode secar e explodir;

4 – Temperatura do fogo: após pegar pressão, o correto é usar fogo médio;

5 – Abertura da panela: depois de cozinhar, tem que deixar a pressão sair sozinha antes de abrir a panela.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2790 – 28/08/2025

Cotações em tempo real