Foto: Reprodução/Senai

As aulas teóricas acontecerão normalmente no colégio estadual, enquanto as aulas práticas serão ministradas nos laboratórios do Senai

Por Fernando Braga

Uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Paraná), viabilizará cursos técnicos gratuitos aos estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino. A parceria, formalizada em dezembro de 2023, vai oferecer 13 novas qualificações, permitindo aos estudantes uma certificação profissional junto com a conclusão do ensino médio regular.

Ao todo, escolas da rede estadual situadas em 25 cidades serão contempladas com cursos técnicos em produção de alimentos, automação industrial, biotecnologia, edificações, eletromecânica, eletrotécnica, manutenção automotiva, manutenção de máquinas industriais, mecânica, mecatrônica, logística, química e vestuário. As aulas teóricas acontecerão normalmente nas escolas da rede estadual, enquanto as aulas práticas serão ministradas nos laboratórios do Senai. Para isso, a Secretaria da Educação providenciará transporte gratuito para os estudantes.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Em Toledo, será ofertado o curso técnico em produção de alimentos. A parceria entre a Seed-PR e o Senai Paraná disponibilizará 35 vagas no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen). As matrículas já começaram e se estenderão até 31 de janeiro.

O curso terá a duração de três anos (período correspondente ao tempo do ensino médio) e será ministrado no mesmo turno das aulas regulares, integrando a formação geral básica, dentro da carga horária da rede estadual.

O Senai Paraná contribuirá com a infraestrutura de laboratórios especializados, incluindo recursos de informática e materiais específicos, para enriquecer a experiência prática dos estudantes durante o curso técnico integrado ao ensino médio.