Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conferência, em Toledo, discute sobre migrantes, refugiados e apátridas

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

I Conferência Livre Local de Migrações, Refúgio e Apatridia de Toledo e Região acontece neste sábado (06) na Embaixada Solidária

A Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulheres, Família e Desenvolvimento Humano convida a população interessada em discutir e aprofundar o debate sobre migrações, refugiados e apátridas (pessoas que não tem nacionalidade reconhecida por nenhum Estado) a participarem da I Conferência Livre Local de Migrações, Refúgio e Apatridia de Toledo e Região (COMIGRAR). O evento acontece neste sábado (06) na sede da Embaixada Solidária de Toledo, localizada na Rua São João, 7871 Jd. Gisela, a partir das 14h. 

A I Conferência Livre Local de Toledo compõe a etapa preparatória e são disparadoras dos processos de articulação, mobilização e debate que a segunda COMIGRAR (Conferência Nacional) deseja produzir. Para participar basta fazer a inscrição gratuitamente clicando neste link

Objetivos – A mobilização municipal dos diversos atores sociais, políticos e institucionais interessados no tema das migrações, refúgio e apatridia, trazem como objetivos: I – aprofundar o debate sobre migrações, refúgio e apatridia; II – propor e discutir diretrizes e recomendações para políticas públicas para pessoas migrantes, refugiadas e apátridas; III – promover a participação social e política de pessoas migrantes, refugiadas e apátridas; e IV – fomentar a integração entre os entes federativos, organizações da sociedade civil e associações e coletivos de pessoas migrantes, refugiadas e apátridas que atuam no tema.

Segundo a diretora de Políticas de Cidadania e Desenvolvimento Humano, Daliana Uemura, são aguardadas pelo menos 30 participantes. “Todos os participantes terão direito a voz e voto da conferência. As nossas propostas vão direto para o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que inclusive, são muito atenciosos pois enviaram o material e de pronto aceitaram nossa inscrição. Infelizmente poucos municípios no país estão realizando as conferências locais, por isso é importante a participação do público nos debates”, pontuou. 

Nos dias 26 e 27 de março acontece a 2ª COMIGRAR (Estadual) em Curitiba, onde serão eleitos delegados para participarem da etapa nacional. 

Quem pode participar?

As/Os participantes, com direito a voz e voto, poderão ser:

● pessoas migrantes, refugiadas e apátridas

● pessoas brasileiras no exterior e retornadas

● representantes do poder público

● representantes de organizações da sociedade civil

● representantes de organismos internacionais

● membros de conselhos e comitês de migrações, refúgio e apatridia

● membros de associações de bairro e de coletivos locais e lideranças comunitárias

● estudantes, docentes, pesquisadores e trabalhadores de instituições de ensino e pesquisa

● demais interessados

I Local Free Conference on Migration, Refuge and Statelessness – Toledo and region

I Jornadas Locales Libres sobre Migraciones, Refugio y Apatridia – Toledo y comarca

I Conférence locale sur la migration, le refuge et l’apatridie – Toledo et région

Fonte: Decom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real