Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Em 2023, Secretaria de Saúde de Toledo realizou mais de 2.200 pequenas cirurgias

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A Rede de Atenção Especializada, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, divulgou na última segunda-feira (04) os números referentes às pequenas cirurgias realizadas em Toledo, no ano de 2023.

De acordo com o comunicado, em 2021 foram realizadas 1.270 pequenas cirurgias. Já em 2022, foram efetuados 2.368 procedimentos, enquanto em 2023, até o momento, foram 2.252 atendimentos, sendo 1.683 em cirurgia geral, 255 relacionados a urologia, 157 em ortopedia, 129 em dermatologia e 28 em oftalmologia, além de também terem sido realizadas, por médicos ginecologistas da rede, um total de 146 pequenas cirurgias ginecológicas no setor.

O ‘Ambulatório de Pequenas Cirurgias’ é um setor pertencente a Rede de Atenção Especializada, localizado na Central de Especialidades, onde realizam-se pequenas cirurgias como drenagens de abcessos, biópsias de pele, exérese de cistos cebáceos e sinoviais, retirada de corpo estranho e granulomas, lipomas, névus, verrugas, cantoplastia e correção de lóbulo de orelha bífido.

A dermatologia e a oftalmologia do departamento também realizam pequenos procedimentos conforme necessidade do paciente, identificado nas consultas ambulatoriais das respectivas especialidades médicas.

Atualmente, o ‘Ambulatório de Pequenas Cirurgias’ conta com a atuação de profissionais das áreas de cirurgia geral, ortopedia, urologia, oftalmologia, dermatologia, clínica geral e enfermagem. O atendimento acontece todos os dias, e a forma de acesso dos pacientes é por meio de encaminhamento médico da rede de saúde SUS de Toledo. Seu objetivo é a resolução de situações dolorosas, incômodas, que necessitam de diagnóstico ou que dificultam a rotina dos pacientes, evitando que os mesmos tenham que se deslocar para outra região em busca de atendimento.

O atendimento oferecido pelo setor de pequenas cirurgias possui um diferencial, pois avalia-se a necessidade de cada indivíduo. A orientação repassada para a rede de saúde é que não permitam, sob hipótese alguma, que um paciente com processo doloroso, inflamatório, enfrente fila de espera para agendamento eletivo, mas sim, que façam contato com o setor para o estudo do caso e, se possível, agendar avaliação e a realização do procedimento.

A Central de Especialidades Osvaldo Luiz Ricci, onde funciona o ‘Ambulatório de Pequenas Cirurgias’ funciona em uma estrutura moderna e confortável ao lado do Terminal Rodoviário da Grande Pioneiro.

Da Redação, com informações da Rede de Atenção Especializada.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real