Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Justiça afasta liminarmente secretário de Urbanismo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O Juízo da Vara Criminal de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, afastou do cargo, em caráter liminar, o atual secretário municipal de Urbanismo do Município. A decisão foi expedida com o recebimento de denúncia criminal oferecida pelo Ministério Público do Paraná, que sustenta o envolvimento do agente político e de outras 14 pessoas em esquema de fraudes contratuais que levaram à manutenção irregular, por 15 anos, de empresa de prestação de serviços de fisioterapia e gerontologia para a Prefeitura. Estima-se que as ilegalidades implicaram em prejuízo de quase R$ 1,5 milhão aos cofres municipais.

Além do secretário agora afastado, a ação penal, de autoria da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca, inclui um ex-prefeito (gestão 2009-2012), dois outros secretários municipais (Habitação e Assistência Social), servidores do Município, ex-agentes públicos e empresários.

[bsa_pro_ad_space id=7]

A liminar também impôs que outros dois denunciados (um ex-vereador e ex-secretário municipal de Desenvolvimento Econômico) não se aproximem das dependências da Prefeitura, para que não influenciem no processo. Como destaca a decisão, “a necessidade de evitar o cometimento de novos delitos relacionados ao exercício da função pública, dos quais pode advir substancial prejuízo ao erário municipal, legitima a imposição da medida cautelar.”

A Promotoria requer a condenação dos réus a partir de 20 fatos delituosos citados na ação penal e que implicaram na prática dos crimes de quadrilha, organização criminosa, fraude à licitação, peculato (corrupção praticada por funcionário público), prorrogação ilegal de contrato.

(Autos nº 0003602-97.2019.8.16.0038) Fonte: Assessoria MPPR.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2811 – 02/03/2026

Cotações em tempo real