Se aprovada a adoção deste modelo educacional em mais uma unidade escolar, Toledo passará a ter, a partir de 2024, cinco colégios cívico-militares
Após a última consulta pública realizada pela SEED (Secretaria Estadual de Educação), em novembro, com as comunidades escolares de diversas cidades paranaenses, dezenas de colégios estaduais se manifestaram favoráveis a adoção do modelo Cívico-Militar, entre eles o Colégio Estadual Luiz Augusto Morais Rego, situado em Toledo.
Agora, a SEED lança novo edital voltado a outras comunidades escolares formadas por estudantes, seus familiares e servidores, que também poderão optar pelo modelo educacional Cívico-Militar, sendo que desta vez, um colégio situado em um dos distritos rurais de Toledo participará da consulta.
Nesta nova consulta pública, cujo edital foi publicado na última sexta-feira (01), 28 escolas, em 24 cidades paranaenses, poderão escolher se querem aderir ao modelo. No NRE (Núcleo Regional de Educação) de Toledo, o Colégio Estadual João Arnaldo Ritt, do Distrito de Vila Nova, em Toledo, e a Escola Estadual Graciliano Ramos, de Santa Helena, foram indicados para participar da consulta.
O Núcleo Regional de Educação de Toledo já conta com oito Colégios Cívico-Militares (CCM), assim distribuídos:
– Guaíra possui os Colégios Jaime Rodrigues e Jardim Zeballos
– Marechal Cândido Rondon tem os Colégios Frentino Sackser e Marechal Rondon
– Palotina abriga o Colégio Barão do Rio Branco
– Toledo tem os Colégios Cívico-Militares Antônio José Reis, Jardim Maracanã e Novo Horizonte, além do Colégio Estadual Luiz Augusto Morais Rego que a partir de 2024 passa a ser CCM.
A nova consulta está prevista para os dias 14 e 15 de dezembro e será realizada nas próprias escolas listadas no edital, contando com a participação de professores, funcionários e pais de alunos matriculados na instituição. Estudantes maiores de 16 anos – conforme estabelecido em edital – também participam do pleito e, para votar, é necessário levar documento pessoal com foto.
Os responsáveis terão direito a um voto por filho menor de idade matriculado na escola. Votará somente um responsável por Código Geral de Matrícula (CGM) do estudante.
O NRE de Toledo destaca a importância da consulta avisa que esse é o momento de participação da comunidade.
Da Redação, com informações do NRE de Toledo.