Foto: DPF/Cascavel

A Polícia Federal, com o apoio da Agência de Inteligência do 5º do Comando Regional da Polícia Militar do Paraná, deflagrou na manhã desta sexta-feira (01/12) a Operação Apeatã, com o objetivo de desmantelar célula da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) enraizada na cidade de Cafelândia, na região do Médio Oeste do Paraná, responsável pela prática de diversos homicídios e pelo comando do tráfico de drogas local.

O grupo criminoso elevou significativamente o índice de homicídios cometidos em Cafelândia, tornando-o próximo dos índices encontrados nas cidades mais violentas do País (60,7 mortes por 100 mil habitantes).

Cerca de 60 policiais federais, com apoio da PM/PR, cumprem 3 mandados de prisão preventiva e outros 8 mandados de busca e apreensão, sendo 7 em Cafelândia e 1 em Foz do Iguaçu.

Restou demonstrado que, além da prática de homicídios, os criminosos costumavam infligir castigos e torturas àqueles que contrariavam os interesses da facção. Também se apurou que seus familiares costumavam alertá-los acerca da presença de integrantes das forças de segurança pública na região.

A Delegacia de Polícia Federal em Cascavel informa que até o início da tarde o balanço da operação consistia nas seguintes apreensões:

05 celulares

03 balanças de precisão

01 pistola calibre 9mm

01 pistola calibre 380 com numeração suprimida

01 pistola calibre .40

02 munições calibre .50

04 munições calibre 762×51 mm

55 munições calibre 380

30 munições calibre .40

54 munições calibre 9mm

575 gramas de maconha

405 Gramas de crack

Diversas embalagens e anotações vinculadas ao tráfico de drogas

Foto: DPF/Cascavel

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Cascavel