Colégio teve 353 votos favoráveis pelo modelo cívico-militar. Foto: divulgação

Da Redação

A partir de 2024, Toledo terá mais um colégio cívico-militar, agora com um total de quatro. Nesta semana, terça e quarta-feira, foi realizada pelo Governo do Paraná por meio da Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR), uma consulta pública, e o Colégio Estadual Luiz Augusto Morais Rego, centro, será um colégio cívico-militar. O resultado da votação, com a participação de pais, alunos maiores de 16 anos de idade, professores e funcionários, teve 353 (59%) votos a favor, 246 contrários, dois votos nulos e um branco.  

NRE – O Núcleo Regional de Educação do município de Toledo já contava com 8 colégios cívico-militares. Em Toledo: o CCM Antonio José Reis (Jardim Belo Horizonte), CCM Maracanã (Jardim Maracanã) e CCM Novo Horizonte (Jardim Coopagro); em Guaíra: os Colégios Jaime Rodrigues e Jardim Zeballos; em Marechal Cândido Rondon: os Colégios Frentino Sackser e Marechal Rondon; em Palotina: o Colégio Barão do Rio Branco.

Consulta pública: 82 dos 126 colégios optam pelo modelo cívico-militar para 2024 Foto: SEED

PARANÁ – O Paraná terá mais 82 colégios cívico-militares a partir de 2024. Esse foi o resultado da consulta pública em 126 escolas estaduais, o que representa uma aprovação de 65% ao modelo.

Outras 44 comunidades escolares optaram pela manutenção do programa tradicional.

Nas escolas que aprovaram a adesão ao modelo cívico-militar, as votações favoráveis superaram a marca de 50% mais um voto necessário para a implementação do programa.

Modelo educacional que combina elementos da gestão civil com a presença de profissionais militares da reserva (inativos) na administração e na rotina escolar, a escola cívico-militar integra práticas e valores com os princípios educacionais, visando promover um ambiente escolar mais cívico e voltado para o desenvolvimento integral dos alunos.

As escolas cívico-militares foram instituídas no Paraná em 2020. Atualmente são 194 colégios nesta modalidade e 12 do modelo do programa nacional que serão incorporadas pelo Estado em 2024. Com as novas unidades, serão 288 colégios nessa modalidade no próximo ano.