Foto: Divulgação

A rota da lavanda foi criada este ano, por proposição da deputada Maria Victoria e do deputado Tercílio Turini (PSD), integrando propriedades localizadas em Carambeí e Palmeira, nos Campos Gerais; Toledo, no Oeste, e Londrina, no Norte, além do campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM) de Umuarama, no Noroeste.

“A Rota da Lavanda valoriza a cultura local, promove a divulgação dos municípios com o objetivo de expandir a produção e estimular o comércio dos produtos”, acrescenta a deputada. Toledo faz parte do roteiro com a propriedade Alfazenda. Ela oferece um espaço para venda do que é produzido no local e explica sobre o cultivo da lavanda e a extração do óleo essencial.

Único deputado federal presente?

Em dois importantes eventos, acontecidos, nesta semana, na região Oeste do Paraná, contaram com a participação do deputado federal Dilceu Sperafico. O primeiro foi a inauguração da Esmagadora de Soja da C-Vale, na cidade de Palotina, que recebeu mais de R$ 1 bilhão em investimentos. O segundo foi a inauguração do Contorno Oeste de Cascavel, até a BR-163, e o prolongamento da Av. Brasil e Av. das Torres, onde mais uma vez Toledo esteve representado pelo deputado federal Dilceu Sperafico.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Único deputado federal presente ? I

Na cerimônia da C-Vale, o deputado discursou de forma agregadora aos mais de 6 mil presentes e, da mesma forma, na manhã dessa quarta-feira, 8, em Cascavel, diante do governador Ratinho Junior, Dilceu se destacou, sendo elogiado pelas lideranças do Oeste devido sua visão plural e não ideológica.

Abriu mão em favor do PSD

Durante seu pronunciamento, Dilceu falou olhando para o governador, enfatizando que, como forma de reconhecimento aos inúmeros investimentos do Governo do Estado no Oeste do Paraná, seu partido, o Progressistas, resolveu abrir mão da cabeça de chapa, em Toledo, para apoiar o candidato que o PSD escolher, entre os três excelentes nomes anunciados que irão disputar a vaga nas próximas convenções, visando as eleições municipais de 2024.

Reconhecimento

Meu “urubu-cobra” fez a seguinte afirmação: “Olha, a reciprocidade e troca de elogios entre o único representante de Toledo na Câmara Federal com o governador Ratinho foi tão clara e alinhada que o deputado foi convidado a se juntar a sua comitiva que rumou a capital Brasília”.  Te acalma, meu “urubu”, assim você só cria desgosto! Agora, eu aposto que o papo entre eles foi sobre o “C-P-F”.

Ausente

Meu “urubu-cobra” também notou a ausência do prefeito de Toledo, na cerimônia em Cascavel, que foi representado pelo seu vice, Ademar Dorfschmidt. Fato estranho foi o cerimonial não tê-lo chamado para compor a frente de honra, sendo que sua presença só foi citada na metade da cerimônia.

Prefeitura de Toledo se pronuncia em nota de esclarecimento  

O Colégio Estadual Irmão Germano Rhoden, na Vila Pioneiro, em Toledo, que foi fundado em 1993, em um prédio unificado com o Município, também é sede da Escola Municipal Carlos João Treis e está passando por momentos complicados nos últimos dias.

A informação é que o colégio poderá fechar as portas, porque o prédio onde está instalada a Instituição de Ensino pertence ao Município de Toledo. Cedida ao Estado, o poder público municipal solicitou a devolução da estrutura.  

O colégio atende 320 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e em período integral, além do Ensino Médio e o dos adultos, que perfaz um total de 170 alunos que cursam a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Recentemente, o colégio recebeu o Certificado Diamante de Crescimento, do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), passando da nota 3, para 5,6.

Clique aqui e saiba mais.

Audiência Pública sobre a “Crise do leite”

Nessa quinta-feira, 09 de novembro, às 20h, haverá audiência pública na Câmara Municipal de Matelândia, onde o empresário e presidente da APROLTOL, Saul Zeuckner, fará uma palestra sobre as “Dificuldades do setor da pecuária leiteira”.

Tilápia no cardápio da merenda escolar

Por iniciativa do deputado Luiz Fernando Guerra, do UB, foi votada a redação final do PL 687/19, que prevê a inserção de peixe no cardápio da merenda escolar, ao menos uma vez na semana, nos mais de 2.100 colégios da Rede Estadual de Ensino do Paraná, beneficiando a saúde de mais de 930 mil alunos.

Produção recorde

Somente no ano passado, foram cultivadas 860.355 toneladas de peixes no Brasil, com receita de cerca de R$ 9 bilhões, de acordo com o levantamento do “Anuário 2023 Peixe BR da Piscicultura”. O crescimento foi de 2,3%, sobre as 841.005 toneladas de 2021. Essa produção está espalhada pelos 26 estados, além do Distrito Federal. O Paraná é o estado campeão no ranking, com 194 mil toneladas.

O Paraná tem o título de estado que mais produz tilápias no Brasil, com 34% do volume total. Em 2022, os paranaenses cultivaram 187.800 toneladas da espécie, 3,2% a mais do que no ano anterior. Com isso, a Região Sul aparece bem na frente no ranking, somando 239.300 toneladas (43,5%). A segunda posição no cultivo nacional de tilápia fica com São Paulo, que produziu 77.300 toneladas em 2022 e teve aumento de 1,5% sobre o volume de 2021.

Recado do “PIÁ PANÇUDO”!

“Nosso prefeito Beto Lunitti e seu grupo têm trabalhado melhor do que trabalharam no primeiro mandato.

A oposição histórica a este grupo não permitiu que novas lideranças surgissem, e faltando menos de um ano para eleição, não apresentou candidato para disputar a prefeitura.

Novamente me coloco à disposição da comunidade toledana para discutirmos e decidirmos nosso futuro nas próximas eleições municipais.

Sigamos com fé, firmes e justos”.