Os três nomes disputam internamente a candidatura, pela legenda, ao cargo de prefeito. Foto: Gazeta de Toledo

Por Marcos Antonio Santos

O PSD (Partido Social Democrático) do município de Toledo já está se planejando para as eleições municipais de 2024. O Diretório Municipal do partido, do governador Carlos Massa Ratinho Junior, presidido em Toledo pelo empresário Coniberto José Niedermeyer, se reuniu na última segunda-feira, 30, no Clube Mexa-se, para anunciar três nomes que disputam internamente a candidatura, pela legenda, ao cargo de prefeito de Toledo. Os nomes são:  o arquiteto e empresário Mário César Costenaro; o empresário, produtor rural, ex-vereador e ex-vice-prefeito Adelar José Holsbach (Pelanka); e o ex-secretário municipal, Neuroci Antônio Frizzo.

Para Coniberto Niedermeyer, a escolha de três nomes foi decidida em conjunto pelo grupo do PSD. “Foi genial, os três são pessoas capacitadas para administrar o município com a maior tranquilidade. São pessoas que podem ajudar muito Toledo e irão trabalhar para contribuir com o município. E cada um está torcendo para o outro. Será escolhido apenas um para ser pré-candidato a prefeito, e posso dizer hoje que não sei quem dos três será o escolhido, é uma pena que temos que decidir por apenas um candidato, porque são três nomes fantásticos. O PSD está de parabéns pelos nomes escolhidos”, afirma Niedermeyer.

Costenaro, Adelar (Pelanka) Holsbach e Frizzo. Foto: Gazeta de Toledo

A eleição de 2024 será realizada dia 6 de outubro e irá eleger o novo prefeito de Toledo e 19 vereadores para a Câmara Municipal. Faltando ainda pouco menos de um ano para o pleito, os partidos desde já estão se reestruturando e se reforçando para colher bons frutos em outubro do ano que vem.

Beto Niedermeyer comenta que muitos querem se filiar ao PSD, mas é preciso conversar com a executiva local do partido. “Alguém de outro partido que almeje se filar ao PSD, as portas sempre estão abertas, nós nunca falamos não a ninguém. Para lançarmos os pré-candidatos, eles precisam se filiar ao partido, temos que trabalhar com os nossos filiados. E os três melhores que temos são esses (Pelanka, Frizzo e o Costenaro). Espero que um deles seja o candidato da Centro-direita. As pessoas que pensam e falam que querem vir para o PSD, não posso dar a minha opinião, porque boatos eu não vou atrás”.

Beto Niedermeyer disse que o PSD está de parabéns pelos nomes escolhidos. Foto: Gazeta de Toledo

Para se ganhar uma eleição e conquistar os corações e mentes dos eleitores de Toledo é necessário uma coligação forte com a adesão fiel de alguns grandes partidos. Segundo Beto Niedermeyer, o PSD está junto com as pessoas de bem para uma união pelo município de Toledo. “Todos os presidentes de partidos que estiveram na nossa reunião, e até os que não compareceram, eles são bem-vindos para discutirmos bons nomes e boas propostas. No último sábado participei de um almoço com o pessoal do PSDB e de outros partidos, foi um encontro normal como irá acontecer muitos daqui para a frente e sempre discutimos entre nós como companheiros. Iremos aceitar a filiação de políticos de outros partidos somente com aprovação do presidente do partido.  É preciso ter ética”, enfatiza.  

Niedermeyer avalia a boa relação com o deputado estadual Hussein Bakri (PSD), que teve uma votação expressiva na região Oeste nas eleições de 2022 e vem colaborando muito com Toledo. “Ele vem trazendo muitas obras para a região Oeste, ele é um grande parceiro do PSD, e foi o deputado do partido mais votado em Toledo.  O Hussein Bakri é o nosso representante em Toledo. É uma pessoa extraordinária, inclusive, ele passou a semana passada inteira em União da Vitória ajudando as pessoas desabrigadas em razão da enchente no município, representando o governador Ratinho Junior. Na região Oeste, ele fez mais de 30 mil votos”, finaliza Coniberto Niedermeyer.

O encontro foi realizado no Clube Mexa-se. Foto: Gazeta de Toledo

O ex-vereador Luís Fritzen (Progressistas), que também estava presente na reunião do Diretório Municipal do PSD na última segunda-feira, disse que os três nomes lançados pelo partido são pessoas de respeito. “Dentro da política temos que ter respeito ao próximo e não subestimar ninguém. O PP está na expectativa para ver o que irá acontecer, é claro, queremos que Toledo cresça cada vez mais. Vamos esperar a época certa para sabermos quem iremos apoiar”, afirma.