Por Marcos Antonio Santos
O Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus de Toledo, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA), o curso de Ciências Econômicas e o Programa de Pós-Graduação em Economia (PGE), realizam o V Seminário de Perspectivas Sobre o Agronegócio, dias 6 e 7 de novembro a partir das 14h, na Unioeste.
No primeiro dia do evento, na segunda-feira, o Seminário será aberto com a palestra: “O cooperativismo e os avanços na trajetória da mulher”, ministrado pela M. Sc. Daniella Coluppi, da Cooperativa UNICAFES, de Francisco Beltrão. Ao todo serão seis palestras conduzidas por sete mulheres.
O professor doutor de Ciências Econômicas da Unioeste, Weimar Freire da Rocha Junior, disse que a agenda do evento foi formatada para dois momentos: O primeiro seria apresentar as mulheres que desenvolvem ações empreendedoras com produtos do agronegócio como o café, derivados do leite (queijo, nata, manteiga, doce de leite) e pães. “Estas atividades serão feitas na parte da tarde a partir das 14 horas, momento que as palestras serão apresentadas e na sequência haverá um café com produtos das empreendedoras, que poderão ser adquiridos no local. Já no período noturno haverá palestras com uma mescla de conhecimento e ações empreendedoras desenvolvidas pelas palestrantes”.
MULHERES NO AGRONEGÓCIO – “A temática desta edição é sobre a relevância do gênero feminino como propulsor da gestão, do empreendedorismo e conhecimento, que muitas vezes passam desapercebidos. Este evento quer evidenciar a relevâncias das mulheres no agronegócio. Toda a forma de conhecimento é bem-vinda para uma região, Toledo por ser uma cidade pujante naturalmente desenvolve exemplos que podem ser referencias para o Brasil e mundo. A Unioeste, pelos seus Programas de Pós-graduação supracitados, está conectada com as demandas e problemas da sociedade e auxiliam com o capital intelectual existente a tornar nossa sociedade mais desenvolvida economicamente sem esquecer da justiça social, em termos de distribuição de renda, respeito pelo estado de Direito etc.; pela otimização dos recursos naturais, os quais são fundamentais para o capitalismo”, comenta Weimar Freire.

ATUALIZAÇÃO – Segundo o professor, o agronegócio é entendido como uma sequência de etapas intercambiáveis, que teve uma origem com um produto do campo, as quais devem chegar até a mão do consumidor de forma competitiva. Neste processo cada agente econômico deve se esmerar para entregar seu produto de forma eficiente. “Pelas duas palavras que destaco eficiência e competitiva é necessário que todo o capital humano envolvido constantemente se atualize para deixar cada vez mais viável os produtos do agronegócio”.
DESAFIOS E UNIVERSIDADE – Weimar Freire relata qual o papel da universidade em contribuir e melhorar ainda mais o agronegócio na região. E menciona quais são os maiores desafios para o agronegócio de Toledo e da região Oeste. “Os maiores desafios do agronegócio são mão de obra de chão de fábrica a cargos de gerência, sucessão da empresa familiar e otimização dos recursos entre eles os ambientais. Esta pergunta é bem ampla pelo fato de que a universidade atua em todas as áreas de conhecimentos, assim irei me restringir a nossa área Ciências Sociais Aplicadas. A universidade tem o dever de orientar a comunidade acadêmica a gerar conhecimento que deverá transformar riqueza na forma de atividades empreendedoras como as que serão mostradas no V Seminário de Perspectivas sobre o Agronegócio, com o uso do conhecimento é possível transformar um produto agregando valor, que se converte em riqueza e desenvolvimento regional”.
O Seminário é aberto para toda sociedade de Toledo, basta preencher a inscrição no endereço http://bit.ly/3tGzwls e estar presente no local indicado, pois o evento será presencial.
PROGRAMAÇÃO:
6 de novembro (segunda-feira)
Horário: 14:00 horas
Palestra “O cooperativismo e os avanços na trajetória da mulher”
M. Sc. Daniella Coluppi
Cooperativa UNICAFES
Francisco Beltrão
Horário: 15:00 horas
Palestra “O papel da mulher na Associação de Café Matão
Sr.ª Claudimira Inocência de Souza (NIRA)
Associação e Café Matão – Tomazina
Horário: 16:00 horas
Café colonial com produtos da região
Horário: 19:30 horas
Palestra “Os contratos empresariais como estruturas de governança”
M.Sc. Juliana Karina Feil Gaffuri
Egressa do PGDRA – Toledo
7 de novembro (terça-feira)
Horário: 14:00 horas
Palestra “Como estimular as mulheres a empreender em organizações no agronegócio”
Sra. Kelly C. Stein e Francielli Rossetto
Empresárias de Toledo
Horário: 16:00 horas
Café colonial com produtos da região
Horário: 19:30 horas
Palestra “O Sistema Agroindustrial Avícola: A gripe aviária e os desafios para o Oeste do Paraná”
Prof. Drª Marilene Schmidt
NutrQuest – Gerente Nacional de Aves – Toledo
Horário: 21:00 horas
Palestra “Startup no Agro: desafios e oportunidades”
M.Sc Ana Carolina Clivatti Ferronato
Sócia fundadora/CEO da NetWord Agro – Palotina
Os nomes das palestrantes poderão sofrer alteração, mas foram previamente confirmados.





