Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Corpo de Bombeiros de Toledo terá Instituto e Posto Avançado no Biopark

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por Marcos Antonio Santos

Nas comemorações dos 40 anos de fundação do Corpo de Bombeiros do município de Toledo realizada na última sexta-feira, 20, na sede da corporação, além de muitas homenagens e entrega de medalhas; passado, presente e futuro se uniram em uma celebração que emocionou a todos.

O passado foi recordado pelo Major da reserva Hermes Binder Filho, primeiro comandante dos Bombeiros de Toledo, em 1983. Foram tempos difíceis e de equipamentos que não eram adequados. O presente foi a inauguração do Memorial dos 40 anos do Corpo de Bombeiros de Toledo. E o futuro foram as assinaturas de doações de dois terrenos. A primeira assinatura foi feita pelo vice-presidente do Conselho Administrativo do Biopark e diretor de Engenharia, Victor Donaduzzi, com a doação de uma área no Biopark para a construção do Instituto de Pesquisa em Incêndios. A outra doação foi assinada pelo prefeito Beto Lunitti, também uma área no Biopark, para a construção de um Posto Avançado.

POSTO E INSTITUTO – O comandante do 2º Subgrupamento, que pertence ao 4º Grupamento de Bombeiros, de Cascavel, o Capitão QOBM Guilherme Rodrigues de Lima disse que o Instituto será um avanço. Ele comenta ainda que na região do Biopark em breve terá uma população de cerca de 75 mil pessoas e irá necessitar de um Posto Avançado. “Precisamos prever essa estrutura para que possamos atender todas as pessoas que lá estarão. O Instituto de Pesquisa será um avanço tecnológico, de equipamentos, tático e técnico, e também poderemos pesquisar as normas para que tenhamos uma prevenção cada vez mais eficiente”, afirma. O Capitão ainda ressalta que com uma população de pouco mais de 150 mil pessoas, os bombeiros atendem uma média de 8 ocorrências por dia no município de Toledo, e com efetivo de 62 profissionais, apenas 62% do que seria o ideal.  

Ao longo de 40 anos, o Corpo de Bombeiros de Toledo teve 9 comandantes. Foto: Gazeta de Toledo

De acordo com o Capitão Rodrigues, esses dois projetos são trabalhos para uma década. “Não estamos fazendo nada para o ano que vem. Demos o passo inicial e assinamos as doações dos terrenos, estamos com os projetos em execução e agora iremos em busca dos recursos necessários e da licitação para que possamos começar as obras. A própria execução será longa”.

O NOVO – Durante o cerimonial dos 40 anos dos Bombeiros foram apresentadas as maquetes dos dois projetos. O Instituto que é um conceito novo e que não existe no Paraná, terá três blocos, pavimentos duplos e toda a parte tecnológica. Com um laboratório que realizará novas pesquisas em tecnologia e novas normas e conceitos. Ainda a estrutura terá o setor administrativo, de treinamentos, alojamentos, refeitório, academia e um pequeno lago. “Essa será a parte do futuro do Corpo de Bombeiros que eu quero deixar para toda a sociedade de Toledo”, enfatiza o Capitão Rodrigues.

Para o Tenente-Coronel Rogério Lima de Araújo, que comandou o 2º Subgrupamento por quase seis anos, as doações dos terrenos foram um grande presente para os 40 anos do Corpo de Bombeiros. “Que possamos avançar, que tenhamos um Instituto com o desenvolvimento de pesquisas para amparamos o agronegócio e todas as demais cadeias; da indústria e da economia do nosso município e da região com mais segurança.  O Posto Avançado também será muito importante”.  

Binder ao lado do prefeito Beto, Tenente-Coronel Araújo, Major Zarpellon e o Capitão Rodrigues. Foto: Gazeta de Toledo

O PRIMEIRO COMANDANTE – Um dos momentos mais emocionantes da solenidade foi o pronunciamento de Hermes Binder Filho. Ele recordou que naquela época o prefeito de Toledo era Albino Corazza Neto e o presidente da Câmara de Vereadores, era Wilmo Marcondes. E que tudo foi muito difícil.

“No começo morávamos no Quartel e eram apenas sete bombeiros que trabalhavam 24 horas e descansavam 24 horas, e muitas vezes, eu tinha que assumir a direção do caminhão, porque não tínhamos efetivo, que foi ampliado em 1984. Me recordo que quando falei com o Corazza para a instalação do Corpo de Bombeiros, ele dizia que não tínhamos nem o terreno. Os prédios da prefeitura e da rodoviária eram alugados. Fomos os primeiros no Paraná com uma sede alocada. Para ter um Corpo de Bombeiros teríamos que ter um Quartel e caminhões, e não tínhamos nem o caminhão. Depois da festa do Porco no Rolete, com a presença do governador José Richa, em 24 de dezembro de 1983, já tínhamos um Corpo de Bombeiros e dois caminhões. Assim começou a nossa história. Espero que Toledo continue dando exemplo e eu somente tenho a agradecer a todos”, enfatiza Binder.  

GM – O prefeito Beto Lunitti também voltou no tempo e lembrou que foi Binder que estava à frente na época da criação da Guarda Municipal de Toledo. “E hoje, a GM tem 140 agentes, 80 deles armados e com formação muito intensa realizada pela Polícia Militar dentro dos parâmetros que envolvem a formação de agentes de segurança do Brasil. O Binder foi quem criou a Guarda Municipal e o primeiro comandante”.   

O capitão Rodrigues disse que o Major Binder abrilhantou ainda mais a solenidade. “Ele conseguiu emocionar a todos com o seu discurso, e eu mesmo acabei me emocionando bastante. Com certeza, ele foi a estrela do evento. A figura do Binder fortaleceu muito a solenidade”.

Memorial dos 40 anos do Corpo de Bombeiros de Toledo. Foto: Gazeta de Toledo

AMIZADE – De acordo com o Tenente-Coronel Rogério Araújo, o povo de Toledo gosta e quer ter avanços. “Com os bombeiros daqui não é diferente, sempre Toledo esteve à frente do seu tempo. Assim que eu cheguei aqui, identificamos alguns equipamentos que necessitávamos adquirir; viaturas, reformas e ampliação do Quartel. O foco do nosso comando foi melhorar as condições de trabalho dos nossos bombeiros. O que eu gosto mesmo de destacar é a amizade e a forma que fui recebido e muitos amigos que aqui fiz, aprendi com todos eles. Aqui tenho muitos amigos, e isso, eu irei sempre recordar”, afirma.  

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2802 – 18/12/2025

Cotações em tempo real