Foto: assessoria

Trinta e três pessoas participaram da 15ª edição da peregrinação da região Oeste do Paraná, que tinha como rumo a Terra do Sol, na cidade de Boa Vista de Aparecida. A iniciativa, encabeçada pela AMIC (Associação das Micro e Pequenas Empresas do Oeste do Paraná), com sede em Cascavel, foi realizada de 12 a 14 de outubro. Agora, a entidade já estrutura e planeja a edição de 2024.

Somando quase 100 quilômetros de percurso, divididos em três dias, o Caminho Terra do Sol deste ano permitiu contato direto com a natureza, paisagens deslumbrantes, além de imersão espiritual de autodescobrimento, novos laços de amizades e a superação de limites.

Um dos participantes foi o treinador físico, Marioclei Camargo. Segundo ele, o desejo de realizar o Caminho Terra do Sol surgiu após um convite, que despertou a paixão de vivenciar o caminho. “Tive o prazer e o privilégio de apreciar a beleza das estradas rurais e contemplar o silêncio, os sons dos ventos entre as árvores e ao fundo os cantos dos pássaros, o alívio em poder beber a água potável e fresca e a alegria da conversa amiga após alguns quilômetros. No fim, você descobre que o caminho é feito de muita beleza, contemplação, autoconhecimento e de oração”, comenta.

Quem não ficou de fora foi o aposentado Roberto Julian Luziano, que participou pela segunda vez da peregrinação, sendo que a primeira foi em 2019. Para ele, a organização foi excelente e a rede de apoio, prestativa e atenciosa.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

“Participo de caminhada de longa distância como turismo e para manter a forma física, que faz muito bem pra saúde. Por eu ser ansioso, é uma forma de me conectar com Deus e a natureza, além de conhecer pessoas e novas culturas”, pontua.

Percurso
A peregrinação teve como ponto de partida o monumento de largada do Caminho, em frente ao campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O fim do trajeto foi o Centro de Convivência do Idoso, denominado Sexto André Ghedin, em Boa Vista de Aparecida.

Durante todo o trajeto, conforme afirma o secretário executivo e assessor da presidência da AMIC PR, Luiz Sérgio Wosiack, os peregrinos receberam suporte por meio dos veículos da Associação, com a oferta de água e frutas.

“Essa foi uma das edições mais animadas. Houve integração e empatia entre todos os participantes e as brincadeiras e conversas sadias foram a tônica desta edição. Muitos deles já tinham experiência em longas caminhadas, outros usaram a experiência como laboratório para irem a Compostela, na Espanha”, relata Wosiack.

O presidente da AMIC, Jovane Borges, destaca que o sucesso foi possível graças ao engajamento de toda a equipe da AMIC e, também, graças aos parceiros desta edição.

“Queremos agradecer profundamente a todos que se envolveram e, especialmente, aos participantes. Foi realmente incrível e ficamos felizes por cumprirmos essa missão”, comenta.

Fonte: assessoria