A criação de Conselhos de Segurança voltados ao campo foi possibilitada a partir de uma decisão do Governo Estadual, e Toledo saiu na frente ao criar o primeiro órgão no Paraná
Por Fernando Braga
A cidade de Toledo, Capital Paranaense do Agronegócio, é a pioneira na criação de um importante instrumento para o fortalecimento da segurança na zona rural. Na noite desta terça-feira, 17 de outubro de 2023, o 19º Batalhão de Polícia Militar, juntamente com outras forças de segurança, participou de um cerimonial de entrega de Carta Constitutiva do 1º Conselho de Segurança Rural do Estado do Paraná.
Na ocasião estiveram presentes, no auditório da prefeitura, autoridades militares e civis que compuseram a mesa diretiva, entre elas, o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, o prefeito de Santa Helena, Evandro Miguel Grade, que preside o Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, o coordenador estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança, Coronel Chehade Elias Geha, o subcomandante do 19º BPM, major Divonsir de Oliveira Santos, o delegado-chefe da 20ª SDP, Alexandre Macorin, a juíza diretora do Fórum de Toledo, dra. Luciana Lopes do Amaral Beal, representando o Ministério Público, dr. José Roberto Moreira, o secretário de Segurança e Mobilidade de Toledo, major Christian Guilherme Goldoni, o vereador Valdir Rossetto e o presidente do Conseg Rural de Toledo, Wellington Trajano Donadel.

Ao todo participaram do evento aproximadamente 150 pessoas, das quais boa parte faze parte da comunidade rural de Toledo. No ato solene, os membros do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) realizaram o compromisso diante o público presente, reforçando os valores e intenções que visam facilitar a política de participação da comunidade rural, no que diz respeito a planejar, analisar e acompanhar as soluções de problemas enfrentados na comunidade rural local.

O que é um Conseg?
A ideia do Conselho Comunitário de Segurança surgiu para criar um espaço no qual a comunidade pudesse se reunir e pensar estratégias de enfrentamento aos problemas de segurança, tranquilidade e insalubridade, orientados pela filosofia de polícia comunitária.
Podemos dizer que os Consegs são entidades de apoio às forças policiais, representando grupos de pessoas de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir, planejar, analisar e acompanhar as soluções dos problemas que se refletem na segurança e na qualidade de vida local. São, portanto, um meio de estreitar as relações entre comunidade e polícia, e fazer com que estas cooperem entre si.
Mais segurança em Toledo com o Conseg Rural
Com o decreto 2.556/2023, publicado pelo Governo do Estado em junho deste ano, foram alteradas as legislações antigas, permitindo a criação, no Paraná, de Conselhos Comunitários de Segurança Rural (CONSEGs Rurais), e Toledo saiu na frete, criando o primeiro.
A cidade de Toledo já possui a Patrulha Rural da Polícia Militar e poderá contar também com a Patrulha Rural da Guarda Municipal, que está prevista para entrar em operação a apartir do próximo ano, conforme o programa “Toledo é + Seguro”. Todavia, com a criação desse conselho, a comunidade rural poderá se mobilizar, junto com os órgãos de segurança, para solucionar problemas específicos da área rural, dando mais visibilidade às demandas das comunidades que se encontram no campo.

Com a integração entra a comunidade e os órgãos de segurança, através do Conseg Rural, o Poder Público poderá desenvolver políticas públicas voltadas ao atendimento específico dos problemas da comunidade rural, como delitos patrimoniais, furtos de gado e outros tipos de animais nos campos e propriedades, além do furto de maquinário agrícola.
