Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ministro Fávaro recebe sugestões para modernização da Embrapa

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O Grupo de Trabalho de Estudos Avançados de Aprimoramento do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), liderado pelo ex-presidente da Embrapa, Silvio Crestana, apresentou seu relatório final ao Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em 5 de outubro. O relatório contém sugestões para modernizar a Embrapa, que serão discutidas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O GT trabalhou por seis meses para encontrar um novo modelo de organização e atuação para a Embrapa. O relatório preliminar já apontava a necessidade de desburocratização e descentralização de decisões na Embrapa.
O documento final não foi divulgado, mas sugere caminhos para a Embrapa desempenhar um papel mais proeminente no cenário projetado. O GT discutiu como a crise climática afeta a produção agrícola e a necessidade de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para enfrentar esses desafios.
Outros pontos destacados incluem a necessidade de direcionar adequadamente o orçamento público da Embrapa, aproveitar a experiência de mais de dois mil pesquisadores com doutorado e buscar formas de monetizar o conhecimento e tecnologias desenvolvidas pela Embrapa. Também é importante melhorar a interface com o setor privado, facilitando negócios e remuneração, além de estabelecer parcerias para a extensão rural.

O presidente do Conselho de Administração da Embrapa, Carlos Ernesto Augustin, enfatizou a intenção de promover mudanças na personalidade jurídica da estatal, se necessário. O GT foi composto por Silvio Crestana, Ana Célia Castro, Roberto Rodrigues, Luís Carlos Guedes Pinto e Pedro de Camargo Neto. O objetivo final é modernizar a Embrapa e torná-la mais eficaz na pesquisa e desenvolvimento agrícola.

Fonte: ABRALEITE

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real