Por Marcos Antonio Santos
O Procon-Toledo alerta e orienta os consumidores que vão presentear com brinquedos ou artigos de lazer infantil neste Dia das Crianças, – comemorado no nesta quinta-feira, 12, para ficarem atentos aos cuidados necessários na compra desses produtos e verificar se obedecem às especificações técnicas de finalidade e de segurança e se tem o Selo de Qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), órgão responsável pela segurança dos artigos.
Segundo a coordenadora do órgão em Toledo, Janice Finkler, ao presentear as crianças com brinquedos é necessarios ter um cuidado especial.
O Procon-Toledo apresenta as seguintes dicas na hora de escolher o presente para as crianças:
IDENTIFICAÇÃO – “Identifique se o brinquedo possui o símbolo de identificação da certificação, o selo do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, que garante ao cidadão a certeza de que esse produto passou por uma série de testes em laboratórios para assegurar a conformidade e qualidade do material utilizado na fabricação das peças”, orienta Janice.

Ela menciona também que é necessário observar a faixa etária para a qual o brinquedo é destinado. A idade recomendável deve estar descrita na caixa do produto. “Leia atentamente as instruções de uso e recomendações existentes nas embalagens. E muito importante: essas informações devem estar em língua portuguesa”.
TROCA – “Não se esqueça de perguntar se a loja faz a troca do brinquedo se a criança não gostar do presente, uma vez que o direito de arrependimento (art. 49, CDC) é obrigatório apenas para as compras realizadas fora do estabelecimento comercial (por exemplo: telefone, catálogo, internet, etc.). Teste o brinquedo na loja, inclusive os eletrônicos. Se isso se mostrar impossível por algum motivo justo (por exemplo, você não tem tempo), teste o brinquedo você mesmo em casa antes de entregar à criança”, explica Janice Finkler.
Segundo ela, sempre retire o brinquedo da embalagem antes de entregá-lo para a criança. E tenha muito cuidado com os sacos plásticos, pois podem provocar acidentes. “Lembre-se, de auxiliar na montar e desmontar brinquedos até você ter a devida certeza que as crianças vão saber brincar corretamente com os brinquedos”.

A coordenadora ainda orienta que é preciso observar se o brinquedo comprado corresponde à publicidade ou às informações descritas na embalagem.
PAIS ATENTOS – “Por fim, lembre-se: apesar da responsabilidade dos fabricantes, são os pais que devem, em primeiro lugar, estar atentos aos brinquedos que estão na posse de seus filhos. É fundamental examinar mesmo depois da compra, direta e detalhadamente o brinquedo, verificar se não há peças que podem se soltar, peças pequenas que as crianças podem colocar na boca, se não há peças pontiagudas etc.”, conclui Janice Finkler.