Copel teve grandes problemas nessa segunda-feira, em Toledo. Foto: Reprodução/Internet

Por Marcos Antonio Santos

Desde a segunda-feira passada, Toledo e todo o Brasil está tendo uma onda de calor histórica, com as temperaturas batendo recordes, e com isso o consumo de energia elétrica aumenta consideravelmente em razão de mais ventiladores e ares-condicionados ligados ao mesmo tempo para amenizar o calorão, que são responsáveis pela maior parte do consumo, ao lado da geladeira.

Em Toledo, principalmente, nessa segunda-feira, 25, quando a temperatura máxima registrada foi de 38 graus, alguns bairros da cidade tiveram picos de energia e em alguns locais por algum tempo faltou energia elétrica. Além do calor, equipamentos danificados, acidentes que aconteceram nessa segunda-feira, foram responsáveis por picos e queda de energia em bairros e distritos de Toledo.  

O gerente da Copel de Toledo, Carlos Eduardo Galina, disse que foram três fatos de grandes proporções que ocorreram nessa segunda-feira, em Toledo. “Caso 1 – Equipamento danificado na Subestação Concórdia, parte da Vila Pioneiro, Jardim Concórdia, Porto Alegre, Centro e também a região de Boa Vista. Ouro Preto e São Luiz sofreram algumas piscadas pela manhã, e também a tarde. Foram necessárias manobras na rede para isolar o defeito e a equipe poder trabalhar com segurança. Foi resolvido às 15h30 dessa segunda-feira”.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]
Subestação Concórdia 138 kV, que a Copel construiu para reforçar o suprimento de energia elétrica em Toledo. Foto: arquivo da Copel

“Caso 2 – Acidente veículo/patrola quebrando poste na rotatória da Avenida Senador Attilio Fontana, próximo da BRF, foi necessário remanejar carga do alimentador que atende a região do Bairro São Francisco, e parte precisou ficar desligada, até que fosse feito o serviço de troca do poste. Foi resolvido por volta das 2h da manhã dessa terça-feira”.

“Caso 3 – Acidente carreta com carga elevada na região do Jardim Porto Alegre, causou a quebra de dois postes, e uma parte da rede ficou desligada, até essa terça-feira, as 12h, quando conseguimos efetuar a troca dos postes. Foi resolvido às 12h50”, explica Carlos Galina.

Segundo o gerente, com o forte calor o consumo aumenta muito. “Com certeza, devido ao maior tempo de funcionamento dos motores dos equipamentos de refrigeração, e também devido ao aumento do uso de equipamentos de climatização. Comparado a um dia normal, o aumento de consumo pode passar de 50% em uma residência com quatro pessoas, por exemplo”.

Dicas de consumo de energia da Copel

Para a população, as temperaturas mais elevadas representam um alerta para economizar e manter a conta sob controle, sem perder os benefícios que o uso de eletrodomésticos proporciona. O principal vilão dos dias quentes é o ar-condicionado, que é responsável pela maior parte do consumo, ao lado da geladeira. 

Ao usar o aparelho, é importante fechar portas e janelas, a fim de conservar o ar frio dentro do cômodo. Manter limpo o filtro de ar também ajuda no bom funcionamento, que deve ser ajustado evitando temperaturas extremas. O uso do timer e de funções pré-programadas pode ser uma boa estratégia, principalmente no período da noite.

Ar-condicionado é responsável pela maior parte do consumo. Foto: Gazeta de Toledo

Já no caso da geladeira, algumas dicas incluem cuidar para que a geladeira não fique em local onde bate sol, só abrir a porta quando necessário, conferir se a borracha está vedando bem e não guardar alimentos que ainda estejam quentes.

Além disso, nos dias mais quentes, o ajuste do chuveiro elétrico para a posição da chave no modo “verão” pode trazer uma economia de até 30% na energia consumida pelo aparelho.