Foto: Divulgação/Câmara de Toledo

Após a posse dos vereadores e vereadoras com o compromisso e termo de posse, foram eleitos os cinco membros da Mesa Diretora

A Câmara de Toledo realizou na manhã da última sexta-feira (22), a posse dos integrantes do Programa Parlamento Jovem, eleitos pelos estudantes toledanos para representá-los. O Programa Parlamento Jovem é realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral com apoio local da Câmara de Toledo e da rede escolar. Através dele os estudantes do ensino fundamental e médio vivenciam a cidadania.

Em Toledo, o Parlamento Jovem reúne os estudantes do Colégio Estadual Cívico Militar Jardim Maracanã, Colégio Estadual Dario Vellozo e Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, cujos diretores e professores, bem como alunos, acompanharam a solenidade. Além do presidente da Câmara, Dudu Barbosa, também participaram da posse do Parlamento Jovem o diretor-executivo da Escola Eleitoral do TRE-Tribunal Regional Eleitoral, Thiago Paiva dos Santos, o promotor José Roberto Moreira, o chefe do 27° Núcleo Regional da Educação, José Carlos Guimarães e o assessor jurídico da Prefeitura de Toledo, Alexandre Gregório da Silva, além do capitão do 19° Batalhão da PM, Jimmy Cajuí Carlesso, entre outras autoridades e lideranças.

Eleição da Mesa Diretora

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Após a posse dos vereadores e vereadoras com o compromisso e termo de posse, foi realizada a eleição para os cinco cargos da Mesa Diretora, com o voto ostensivo e nominal, conforme o Regimento Interno da Câmara. Como presidente foi eleita, em segunda votação, por maioria, Eloisa Hespanhol Goulart da Silva, 15 anos. Ela recebeu 7 votos, mesmo total recebido na primeira votação, na qual porém era exigida maioria absoluta, dez votos. Como vice-presidente foi eleita Amanda Santos, com 10 votos; como segundo vice-presidente Eduardo, com 10 votos; como primeira-secretária Raquelli Carneiro Kelm, e como segunda-secretária Daniela Vieira, com 10 votos. Após o anúncio dos resultados os eleitos assinaram termos de posse e assumiram a condução dos trabalhos do Parlamento Jovem, presididos por Eloisa Hespanhol Goulart da Silva. A Mesa Diretora e depois todos os integrantes do Parlamento Jovem também usaram a tribuna, agradecendo os votos e falando de seus planos e projetos.

Vereadoras e vereadores mirins eleitos

Pelo Colégio Estadual Cívico Militar Jardim Maracanã foram eleitos três vereadores mirins e quatro vereadoras. Os eleitos são Eduardo Henrique Lima Coutinho, 17 anos, que fez 237

votos; Suziellyn da Silva Lima, 17 anos, com 192 votos; Matheus de Castro Baldi, 17 anos, com 128 votos e Matheus César de Lima Nascimento, 16 anos, com 51 votos. Também foram eleitos Lorrayne Cristina Sidney Zang dos Santos, 16 anos, com 46 votos; Fabiana da Silva Tomadon, 14 anos, com 13 votos e Elisabeth Sainvilien, 17 Anos, com 11 votos.

Já o Colégio Estadual Dario Vellozo elegeu quatro vereadoras e dois vereadores mirins. Foram eleitos Amanda Santos de Deus da Silva, 15 anos, com 123 votos; Leander Louis Pelicioli, 16 anos, com 108 votos; Giulia Carolina Lopes, 15 anos, com 91 votos; Raquelli Carneiro Kelm, 15 anos, com 79 votos; Brenno Antonio Rothe, 15 anos, com 50 votos; Bruna Helena Rezende Plautz, 15 anos, com 47 votos e Amanda Gabriela Três, 17 anos, com 39 votos.

Já pelo Colégio Integral Jardim Porto Alegre são cinco vereadoras mirins e um vereador mirim. Foram eleitos Lais Mergen, 15 anos, com 130 votos; Daniela Vieira, 15 anos, com 18 votos; Eloisa Hespanhol Goulart da Silva, 15 anos, com 47 votos, Bruna Salvador Maria, 17 anos, com 75 votos; Lucas Martins Minussi, 15 anos, com 35 votos e Amanda Gabriela Tres, 17 anos, com 9 votos.

Programa Parlamento Jovem

O Programa é realizado no Paraná desde 2017 e já desenvolveu atividades com a Câmara de Toledo em 2022, quando foram eleitos 19 vereadores e vereadoras mirins do Colégio Estadual Cívico Militar Novo Horizonte, do Jardim Coopagro e do Colégio Estadual Cívico Militar Antônio José Reis, no Jardim Panorama II, empossados em 21 de setembro.

Em 2023, a nível de estado, o Parlamento Jovem mobilizou 88 escolas de 55 municípios do estado e 43 mil estudantes. Ao todo, 1.260 candidatas e candidatos concorreram a 582 vagas como vereadoras e vereadores mirins, sendo eleitos 19 representantes em Toledo, como na Câmara de Vereadores, os quais assumiram no dia 22.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo