Por Fernando Braga
Na manhã desta sexta-feira (22), a Guarda Municipal efetuou a prisão de um homem suspeito de agredir a companheira, após atendimento de agentes públicos que constataram hematomas na mulher.
A prática da violência cometida pelo indivíduo ficou mais evidente quando ele tentou fugir ao avistar, se aproximando de sua residência, a equipe da Patrulha Maria da Penha, guarnição da Guarda Municipal de Toledo responsável por proteger as mulheres vítimas de violência doméstica e monitorar o cumprimento de medidas protetivas.
Por volta das 11h30, a Guarda Municipal recebeu o chamado de uma enfermeira que solicitava a presença de uma equipe da GM para averiguar uma possível situação de violência doméstica, já que uma paciente tinha comparecido a UBS onde ela trabalha, apresentando hematomas.
A paciente, identificada como S. D. S. B, tem 43 anos e esteve na UBS acompanhada por uma assistente social. O atendimento na Unidade de Saúde foi possível graças à intervenção de uma assistente social que acompanhava a situação da mulher, uma moradora do Jardim Coopagro. Ao ouvi-la, na residência onde a vítima reside, e percebendo os hematomas em seu corpo, a profissional do Serviço Social orientou a mulher a procurar ajuda e a acompanhou em busca de atendimento médico.
Ao ser acionada, a Guarda Municipal prontamente enviou uma de suas equipes para atender a ocorrência. Chegando a UBS, a equipe ouviu da vítima a descrição de seu sofrimento. A mulher contou que conhece seu companheiro há bastante tempo, mas que passou a morar com ele há apenas quatro meses. Nesse período, relatou aos guardas municipais, ela já foi ameaçada diversas vezes, além de ter sofrido violência física.
Entre o que já sofreu, a mulher contou que havia ‘apanhado’ com barra de ferro e até mesmo sido açoitada com um ‘reio’. Ela também disse que não havia procurado ajuda ou denunciado o agressor por não ter para onde ir.
O caso foi registrado, com a confecção de Boletim de Ocorrência, e a Guarda Municipal acionou a Patrulha Maria da Penha para sair em diligência, atrás do denunciado. O suspeito, assim que viu a viatura se aproximando de sua residência, tentou fugir. A tentativa de fuga foi frustrada e ele foi contido pelos guardas municipais, recebendo voz de prisão.
Na sequência, o homem foi encaminhado para a 20ª Subdivisão Policial para que fossem tomadas as providências cabíveis.





