Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Deputado Sperafico se manifesta, após STF derrubar o Marco Temporal para demarcação de terras indígenas

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A matéria já havia sido aprovada na Câmara dos Deputados, inclusive com o voto de Dilceu Sperafico, e seguiria para o Senado

Da Redação

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), da qual o deputado federal Dilceu Sperafico (PP) é membro, manifesta sua completa irresignação com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no RE 1017365/SC, que alterou sua própria jurisprudência e decidiu legislar sobre a regulamentação de dispositivo constitucional que estabelece de forma clara o Marco Temporal para demarcações de terras indígenas no Brasil.

A FPA alerta que avançar em matéria que está em fase final de análise no Parlamento, em especial sobre questão que impacta diretamente as relações sociais de brasileiros e brasileiras, é expor, para quem há de ver e ouvir, que a Constituição de 1988, instituidora de uma nova ordem jurídica, privilegiou índios em detrimento de todos os demais componentes da sociedade. A FPA frisa que esse direito não é apenas dos produtores rurais, mas de todos os cidadãos e dos entes federados, que inclusive pediram ao STF para aguardar o pronunciamento do Congresso Nacional.

A respeito da derrubada do Marco Temporal, o deputado
Dilceu Sperafico salienta que se trata de matéria já aprovada na Câmara dos Deputados, inclusive com o seu voto. Nesta sexta-feira (21), o parlamentar anunciou que aguarda uma reunião de urgência da FPA.

Marcado para a próxima segunda-feira (25), o encontro entre os congressistas que compõem a Frente Parlamentar da Agropecuária definirá as estratégias de como poderão atuar daqui para frente sobre o assunto.  Dilceu Sperafico exclama que “É um absurdo o STF legislar no lugar do Congresso Nacional!”

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real