Evento comemora dois anos do Programa RenovarPR. Foto: IDR-PR

Da Redação

Em comemoração aos dois anos do Programa Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) organiza nesta sexta-feira, 15, em Toledo, um evento para apresentar os principais resultados alcançados. A solenidade será no Clube Caça e Pesca, a partir das 10h.

Na mesma ocasião, com a presença do governador do Paraná, Ratinho Junior, haverá a inauguração do Biodigestor e Unidade Produtora de Biometano, numa propriedade rural do município de Toledo, nas proximidades do Caça e Pesca. Também participará da solenidade, o secretário da Agricultura, Norberto Ortigara.

ANGST – O sistema de produção – a Unidade de Geração de Energia da Produção de Biogás e Biometano – foi construído pelo casal Maria e Emílio Angst, proprietários de um sítio de três hectares e que há 20 anos trabalha na criação de suínos e na atividade leiteira.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]
Propriedade da família Angst. Foto: divulgação

A Unidade utiliza dejetos, e carcaças suínas, que são moídas e direcionados ao biodigestor, e convertidos em biometano, com uma capacidade de produção de 1 metro cúbico por dia para abastecer alguns caminhões e carros que trafegam com biogás.  

INVESTIMENTO – O coordenador estadual do RenovaPR, Herlon Goelzer de Almeida disse que o investimento é de R$ 1,4 milhão. “Recursos do Plano Safra, crédito rural obtido através do Banco do Brasil, e a instalação do biodigestor, a família, além de gerar a própria energia, resolve um passivo ambiental, provocado pela produção de dejetos animais não tratados e obtém nova autorização do Instituto Água e Terra para ampliar a produção”, explica Herlon Goelzer.

De acordo com ele, com esta tecnologia de biodigestores, a propriedade fica preparada para criar 19,2 mil suínos por ano, quase três vezes mais que a produção atual de 4,18 mil suínos/ano. O rebanho de vacas leiteiras deve passar de 28 para 100 animais. “Além disso, vão poder introduzir a piscicultura, com previsão de oferecer ao mercado cerca de 48 toneladas de peixes por ano”, reforça.

O Programa Renova Paraná é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e IDR-Paraná. O objetivo é apoiar as famílias de agricultores que buscam a instalação de um sistema próprio para geração de energia, seja por meio de placas solares (energia elétrica) ou processamento de biomassas (biogás e biometano), com financiamentos do Banco do Agricultor ou de agentes externos.

Foto: José Fernando Ogura/AEN

TEMAS – No evento alguns temas serão tratados: Programa Renova Paraná; Inauguração da Unidade Produtiva de Biometano; Aspectos técnicos da produção de Biometano.

O evento tem apoio da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) e da prefeitura de Toledo.