Giovanna disse que o time segue cada vez mais unido. Foto: arquivo pessoal

Por Marcos Antonio Santos

A ginasta Giovanna Oliveira da Silva, que chegou em Toledo em 2012, em busca de seus sonhos e para aprimorar sua técnica devido à alta qualidade dos profissionais e estrutura da ginástica rítmica de Toledo no alto rendimento, juntamente com equipe brasileira, na última sexta-feira, 25, garantiu vaga nas Olímpiadas de Paris (França), em 2024, no conjunto, ao terminar em 6º lugar no Mundial de Ginástica Rítmica, realizado em Valência (Espanha).

“Conseguimos a vaga para Paris, 2024, nosso time segue cada vez mais unido até o final, aconteça o que acontecer. Tenho muito orgulho das minhas irmãs de coração, das técnicas que nos depositaram tanta confiança e palavras de apoio, a toda nossa equipe interdisciplinar pela ajuda dentro e fora de quadra e em especial a torcida linda que recebemos na Arena e virtualmente. É uma honra poder representar o trabalho de tantas mãos”, relatou Giovanna Oliveira, em uma rede social, que treina em Aracaju (Sergipe), e passa as férias em Toledo, duas vezes por ano, quando aproveita para treinar na cidade.   

A equipe do Brasil é formada por Giovanna Oliveira Silva, Maria Eduarda Arakaki, Deborah Medrado, Sofia Pereira, Nicole Pircio e Barbara Urquiza.  As treinadoras são Camila Ferezin e Bruna Marttins. O Brasil conquistou a nota final de 65.000 com 30.100 na série mista (três fitas e duas bolas) e 34.900 nos cinco arcos. As brasileiras ficaram em sexto geral, conquistando a vaga para Olimpíada de Paris em 2024.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]
Equipe da Seleção do Brasil: Foto: arquivo pessoal

“Nos últimos anos, elas participaram da Copa do Mundo Atenas (GRE), terceiro lugar geral; Copa do Mundo de Portimão (POR); campeãs conjuntos 5 arcos; Campeonato Pan-americano de Ginástica Rítmica, quando foram campeãs geral; Copa do Mundo na Romênia, o conjunto conquistou três medalhas: ouro, prata e bronze”, relembra a presidente da Associação Toledana de Ginástica Rítmica e Acrobática (Agito), Anisele Santos. A Agito substitui a Sadia/Toledo, os treinamentos acontecem no Centro de Treinamento de Ginástica Rítmica, SESI.

OBJETIVO DEFINIDO – Quando tinha 13 anos de idade, Giovanna veio para Toledo com um objetivo definido: seus avós venderam tudo em São Paulo, onde a jovem iniciou sua base na GR, e se mudaram para Toledo, onde ela poderia adquirir o aperfeiçoamento que a colocaria entre as melhores do Brasil. Giovanna em 2021 entrou na seleção brasileira de conjunto, que estava em preparação olímpica e desde então participou de várias copas do mundo obtendo resultados históricos para ginástica rítmica do Brasil.

Giovanna Oliveira realizou o seu sonho. Foto: arquivo pessoal

Uma das treinadoras da Agito, Solange Paludo, conta um pouco da história de Giovanna Oliveira. “Ela iniciou a GR, em São Paulo, e treinou comigo, a Anita klemann, a Gra e a Debora. Ela foi se aperfeiçoando, mas na pandemia da covid-19, estava quase desistindo. A Giovanna se formou na faculdade e aguardava uma oportunidade, tinha feito um teste para a seleção, e ela foi para Aracaju, em 2021, ficou um ano na reserva, somente treinando, também queria desistir, porém permaneceu. No ano passado e neste ano, ela já estava na equipe titular e conseguiu todos os resultados neste ano preparatório para vaga olímpica, e agora, no mundial, essa vaga maravilhosa”.  

Ani Santos disse que Giovanna chega nesta terça-feira, 29, em Toledo, vindo direto do Mundial que terminou no último fim de semana, em Valência e vem trazendo na bagagem a vaga olímpica para Paris 2024.  “Ela desembarca na manhã desta terça-feira, as 10:45h, no aeroporto de Cascavel. A outra atleta de Toledo é do individual, Maria Eduarda Alexandre que também vem trazendo grandes títulos ao Brasil”.

Segundo Ani Santos, a Agito, hoje, desponta desde a base com ginastas campeãs e por ter uma das melhores equipes técnicas da América Latina. “Hoje, nossa Ginástica Rítmica cresceu imensamente no Brasil. Estamos entre as tops do mundo. E com grande referência em nossa cidade de Toledo, com duas ginastas na seleção Brasileira”.

Fotos: arquivo pessoal