Por Marcos Antonio Santos
A seleção masculina de vôlei disputa, no mês de agosto, a Copa Pan-Americana, torneio continental realizado pela parceria entre a Confederação de Voleibol da América do Norte, Central e Caribe (Norceca) e a Confederação Sul-Americana de Vôlei (CSV). E o ponteiro Lukas Felipe Bergmann, 19 anos de idade, de Toledo, foi convocado por Carlos Schwanke, auxiliar-técnico de Renan dal Zotto na seleção principal.
Com mais de 2 metros de altura, Lukas defende as cores do SESI, um dos representantes paulistas na Superliga Masculina de Vôlei. Ele já jogou pela seleção brasileira em setembro, de 2021, no Irã, durante o Mundial Sub-19. Lukas fez toda a sua formação em Toledo, teve diversos convites para ir jogar fora, mas acreditou no projeto da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) e a Associação do Voleibol de Toledo (Avotol).

O técnico de vôlei, formador do atleta, André Van de Sand, da SMEL, disse que o Lukas iniciou os treinamentos no projeto da Avotol aos 11 anos de idade. “Sua irmã já fazia parte da equipe de rendimento, e isso, além do incentivo dos pais, fez com que ele seguisse querendo aprender voleibol. Desde 2022, ele defende a equipe do SESI de São Paulo, equipe que participa da Superliga de Voleibol”, menciona.
PARIS – Ele acredita que para este ciclo de 2024, quando será realizada as Olimpíadas em Paris (França) ainda seja cedo para Lukas. “É um garoto de 19 anos ainda, que aos poucos vai mostrando seu valor. Para as Olimpíadas de 2028 vejo uma grande possibilidade de ele representar o Brasil”.

BASE – Segundo o professor, os projetos de base são de fundamental importância para revelação de talentos. “É através destes projetos que conseguimos fazer com que crianças e adolescentes se tornem bons cidadãos e se interessem por modalidades esportivas e a partir daí pensamos no surgimento de novos talentos para o esporte brasileiro”.
ORGULHO – André não esconde a sua alegria e satisfação em ver um atleta de Toledo brilhar nacionalmente. “Tanto eu, quanto o professor Marcos Assunção, que também fez parte da formação esportiva do Lukas, estamos muito orgulhosos, é muito importante para o projeto a revelação de atletas de alto nível, pois eles se tornam espelhos para que os atletas mais novos continuem se interessando pela modalidade. Hoje, nosso projeto está consolidado dentro de Toledo, atendemos crianças de 7 a 17 anos de idade em vários locais da cidade, isso se dá graças a estrutura que a Secretaria de Esportes de Toledo nos oferece, se dá também, ao trabalho incessante da diretoria da Avotol, dos professores que trabalham na modalidade e a grande parceria da Prati-Donaduzzi que através de projetos federais nos ajuda para que a modalidade de voleibol sempre cresça”, afirma André Van de Sand.

SUB-21 – Para o torneio, foi convocado um elenco ‘alternativo’, com atletas jovens que tiveram destaque na seleção Sub-21 e últimas edições da Superliga. A Copa Pan-Americana será realizada em Guadalajara, no México, entre os dias 19 e 21 do próximo mês.
No ano passado, o Brasil disputou a Copa Pan-Americana com a seleção Sub-21, e terminou na última colocação, com cinco derrotas em cinco partidas. Para este ano, a comissão optou também por um grupo jovem, para dar rodagem aos atletas que podem integrar a nova geração da seleção, mas escolheu outros um pouco mais experientes.





