Foto: Assessoria/Copacol

Índice de crescimento médio por dia foi de 4,46 gramas

Sempre com bom desempenho nas atividades as quais atua em parceria com a Copacol (Avicultura e Piscicultura), o cooperado cafelandense, Miguel Clemente, comprova ainda mais a sua performance ao alcançar o melhor resultado no processo de terminação de peixes na integração com a Copacol no mês de junho.

O piscicultor se destacou em todos os critérios de avaliação, mas o melhor resultado ficou no crescimento diário dos peixes, do qual as tilápias tiveram um índice de crescimento médio por dia de 4,46 gramas.

No critério conversão alimentar ele obteve um índice de 1.410 Kg, enquanto que em rendimento de filé o índice ficou em 37,78%. Esses bons resultados com o lote entregue em junho reforçam ainda mais a eficiência do produtor na atividade.

“Neste lote eu mudei um pouco os manejos com relação ao que já vinha fazendo. Um deles foi o uso dos aeradores, que permaneceram mais temo ligados, isso resultou em melhor oxigenação, mas também quero destacar o uso da cal, que foi outro diferencial neste lote, que quando utilizado no momento certo ele contribui com a qualidade da água, melhorando os níveis de nitrito amônia”, conta Miguel.

Segundo ele, além desses fatores, deve se levar em consideração a boa assistência técnica oferecida pela Cooperativa, a qualidade da ação e dos alevinos e o apoio da esposa, Maria Roecker, que o ajuda nos cuidados diários com peixes.

Miguel Clemente. Foto: Assessoria/Copacol

Luiz Vitor Maximowcski, extensionista que presta assistência técnica ao produtor, disse que é gratificante atender o cooperado, pois ele se dedica e vai sempre em busca do melhor resultado, que no último lote veio com excelentes índices zootécnicos.

“É um produtor que está sempre ligado nos manejos, se adequa bem as recomendações técnicas, é uma pessoa que faz os manejos corretamente, está sempre no tanque dando uma olhada, enfim acompanha de perto todo o desempenho dos peixes, e isso é muito bom, pois reverte em ganhos para todos”, resume.

OUTROS RESULTADOS

O cooperado de Toledo, Samuel Mathias Schulz e produtor de Jesuítas, Ryokichi Deguichi obtiveram conversão alimentar de 1.379 Kg e 1.453 Kg, respectivamente.

Em crescimento diário também obtiveram bons desempenhos a produtora, Silvia Cristina Camaduro com 3.62 gramas e José Domingos Bertoti com 3.47 g.

Já no índice rendimento de filé também se destacaram, os cooperados, Samuel Mathias Chulz com 38.09% e Silvia Cristina Camaduro com 37.80%.

Esses bons índices foram alcançados com os lotes entregues no mês de junho.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Copacol