O estado do Paraná só voltará receber chuvas expressivas apenas na próxima semana. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há um bloqueio na atmosfera que impede que o corredor de umidade, que atualmente está atuando na região Central, Sudeste e pontos da região Norte do país, desça para a região Sul do Brasil.

Dados do modelo Cosmo do Inmet, indicam que as chuvas devem chegar apenas a partir do dia 24, mas ainda com volumes baixos, de até 12 mm de precipitação em todo o estado do Paraná. A partir do dia 25 as chuvas avançam ao norte do país e as previsões indicam chuvas, também de baixos volumes, no norte do Paraná com volumes entre 5 e 7 mm. 

Satélite - Inmet

Imagem de Satélite do Inmet mostram áreas sem chuvas na
região sul do país nesta terça-feira

A meteorologista Andrea Ramos, do Inmet, explica que as condições não influenciam apenas nas condições do Paraná, mas em toda a região sul do país, que poderão receber chuvas pontuais nas próximas 24 horas. “Está indicando que haverá céu parcialmente nublado, para amanhã (quarta-feira/20) há possibilidades de chuvas em áreas isoladas, principalmente no litoral”, afirma. 

O modelo Cosmo indica ainda que a partir do dia 26 uma nova frente chega sobre a região sul, mas ainda com volumes expressivos apenas o Rio Grande do Sul, que pode ter precipitações de até 60 milímetros no extremo sul do estado. Santa Catarina e Paraná permanecerão sem chuvas expressivas. 

As previsões preocupam os produtores do Paraná, que já sofreram com os impacotos dos atrasos de chuvas para o plantio da safra 2019/20. Neste momento, a falta de chuvas volta a preocupar para o desenvolvimento da soja.

Segundo o vice-presidente do Sindicato Rural de Palotina/PR, Edmilson Zabot, das áreas que já haviam sido semeadas, 40% precisou ser replantada e no restante os produtores optaram por deixar a situação como estava pensando em ganhar tempo lá na frente para a safrinha de milho e em evitar mais custos. 

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]


Veja o mapa de precipitação para as próximas 24 horas na região sul do país: 

Região Sul - 174

Fonte: Inmet 

Chuvas no Centro-Oeste nesta terça-feira 

As previsões indicam a possibilidade de temporais no Centro-Oeste nesta terça-feira (19). Segundo a Climatempo, o calor a alta umidade e a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera, vêm formando áreas de instabilidade. “As pancadas de chuva ocorrem em quase toda a Região, com risco de temporais em áreas de Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal”, afirma a Climatempo. 

Os dados da Climatempo indicam que as previsões indicam risco de temporais sobretudo na região norte de Goiás e praticamente todo norte do Mato Grosso. “Incluindo Brasília, é de chuva a qualquer hora, com risco de temporais, muita nebulosidade e poucas aberturas de sol.  A chuva pode ser volumosa principalmente no Distrito Federal, afirma. 

Nas demais regiões do Goiás e Mato Grosso, são esperadas pancadas de chuvas no período da tarde. “Apenas o sul de Mato Grosso do Sul tem um dia vai com sol forte e não tem previsão de chuva para esta terça-feira”, informa a Climatempo. 

No Distrito Federal, segundo o Inmet, as chuvas já alcançaram 67% da média esperada. “Se as previsões continuarem assim, provavelmente ultrapassaremos as médias da climatologia”, afirma a meteorologista Andrea Ramos. 

[bsa_pro_ad_space id=7]

Sudeste continua com chuvas expressivas 

Nas próximas 24 horas ainda são esperadas chuvas expressivas para a região Sudeste do Brasil, especialmente nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. 

De acordo com o Inmet, em Minas Gerais só não chove na região norte do estado, onde uma massa de ar seco segue predominante. Nas demais regiões os volumes devem ficar entre 16 e 40 milímetros de precipitação. 

No Espírito Santo são esperados volumes de até 40 mm. No Rio de Janeiro os volumes tendem a serem mais expressivos, podendo atingir 50 milímetros em alguns pontos. 

24h - Inmet
Veja o mapa de precipitação para as próximas 24 horas em todo o país:  Fonte: Inmet 

Últimas 24 horas 

Nas últimas 24 horas os volumes mamais expressivos de precipitações foram registrados em Minas Gerais, Goiás, Tocantins e oeste da Bahia. 

Confirmando as previsões, em Minas Gerais as chuvas mais significativas foram registradas no oeste do estado, com volumes entre 30 e 60 milímetros. 

Em Goiás as chuvas atingiram a região centro, norte e oeste do estado. Os maiores volumes foram registrados na região norte, com precipitações de até 30 mm. Já em Tocantins os volumes ficaram entre 30 e 60 milímetros de precipitações. As regiões leste e oeste receberam as chuvas mais significativas. 

A chuva também começou a avançar para a região do Nordeste. No oeste da Bahia foram registrados volumes entre 25 e 40 milímetros. No sul do Maranhão também choveu, com precipitações de até 25 mm. 

Também foram registrados pontos de chuva no Mato Grosso. No sul do estado as chuvas ficaram entre 20 e 25 mm. Já na região norte os números foram mais expressivos, com volumes de até 30 milímetros. 

Fonte: Inmet 




Fonte: Inmet  e Notícias Agrícolas

[bsa_pro_ad_space id=7]