Mais de 1 tonelada de maconha foi apreendida juntos com cinco veículos que estavam no local. Foto: 19º BPM

Por Fernando Braga

Em uma ação policial ocorrida na noite desta sexta-feira (14), duas pessoas foram presas e mais de uma tonelada de maconha foi apreendida em uma propriedade na região do Clube Caça e Pesca, em Toledo. Também foram apreendias uma arma e munições, além de cinco veículos, sendo que um havia sido furtado na última semana, na cidade de Dois Vizinhos.

Por volta das 21h, uma equipe da do 19º BPM foi até a propriedade averiguar uma denúncia de que no local foram efetuados disparados de arma de fogo, que, segundo o informante, poderia ser de grosso calibre, como o 12.

Ao chegar a propriedade, a equipe manteve o giroflex da viatura ligado e foi atendida por um homem que usava boné. No entanto, ao perceber os sinais luminosos, três pessoas deixaram uma das casas existentes na área e correram pelos fundos, conseguindo fugir.

Os policiais detiveram o homem que os atendeu e entraram na casa, onde encontraram grande quantidade de entorpecente, entre tabletes de maconha já embalados e parte da droga moída, além de murruga (também chamada de capulho), que são cachos da planta cannabis sativa, onde o princípio ativo da droga fica mais concentrado, fazendo com que o produto tenha um preço mais elevado.

Grande quantida de murruga, ou capulho, estava sendo separada no local. Foto: 19º BPM

Outras equipes da PM foram acionadas para prestar apoio. Durante as buscas foram encontrados também 29 estojos de munições 44 Winchester deflagradas e uma espingarda de pressão.

Maconha, facas e uma espingarda foram encontradas na casa. Foto: 19º BPM

O homem que usava boné era o responsável pela residência e foi recebeu voz de prisão. Sua madrasta, que ocupava outra casa na mesma propriedade e estava lá no momento da abordagem, admitiu que sabia o que ocorria na residência do enteado e também recebeu voz de prisão.

Depois de pesada, a droga totalizou 1.207 kg. A grande quantidade de maconha apreendida indica que a propriedade servia como ponto de distribuição de drogas, que seriam repassadas para abastecer o comécio ilegal de entorpecentes.

O narcótico, a espingarda de pressão e os veículos foram encaminhados para a 20ª SDP.

Os veículos eram um Honda Civic LXS Flex, um VW Gol 1.0 i, um VW Passat Turbo, uma moto Honda NX4 Falcon, que ostentava uma placa clonada, e o Fiat Strada Adventure CD furtado em Dois Vizinhos.

Madrasta e enteado foram conduzidos para a Cadeia Pública de Toledo.

Veja também:

>> Fiat Strada furtado em Dois Vizinhos, que noticiamos estar em Toledo, é recuperado pela Polícia Militar