Por Marcos Antonio Santos
Na comemoração dos 47 anos da chegada da Fiat ao Brasil, lembramos nesse dia 14 de julho, o Dia Mundial do Fiat. E não dá para não falar do Fiat 147, o primeiro modelo lançado pela marca em terras brasileiras, em 1976, que rapidamente conquistou lares e corações. O primeiro carro da Fiat produzido no Brasil, marcando o início das operações foi em 09 de julho de 1976, em Betim (MG).
Segundo um dos membros do Toledo Automóvel Clube, Nelson Bassani, no grupo, oito pessoas tem um Fiat 147.
Um deles é o Marcos Carlin, que conta que o seu Fiat é de 1979, modelo 1980. “Tenho esse veículo há 11 anos. Esse é o quinto 147 que eu tenho. Ando com ele toda a semana, não utilizo para trabalhar, somente para passeios nos fins de semana. Não é um carro para o dia a dia, mesmo porque não tem seguro, carros antigos não se faz seguro. É arriscado andar todos os dias com o meu Fiat 147. É uma paixão que eu tenho na garagem. Cuido dele, como se cuida de um filho, porque não se acha um carro desses para se comprar em qualquer loja”, relata Marcos, que ainda disse que o seu carro é de segundo dono, e foi comprado novo em uma concessionária em Toledo.

“Sempre participo de encontros de carros antigos na região. Já viajei para Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Palotina, Marechal Cândido Rondon, Cascavel, Corbélia. A manutenção do meu carro está em dia, é somente abastecer e sair pela estrada. Posso viajar para todo o país se eu quiser, claro, obedecendo os limites dele. Todo o veículo antigo tem um limite; andar 80 km por hora, a cada 100 km parar, não é como se fosse um carro novo, que faz até 500 quilômetros sem parar. É um carro econômico, e sempre gostei desses veículos”, afirma Marcos Carlin, que faz parte do Toledo Automóvel Clube.
REVOLUCIONÁRIO – O “carrão pequeno”, como era chamado na época o Fiat 147, revolucionou o próprio conceito de carro por se apresentar tão eficiente quanto compacto, e coleciona admiradores e entusiastas. E não é somente porque o veículo foi o primeiro brasileiro com motor transversal dianteiro ou o primeiro movido a etanol fabricado em série no mundo em 1979. Mais do que tudo isso, o Fiat 147 fez história pelas aventuras e afetos que reuniu e ainda reúne tantas pessoas.
O Fiat 147 também foi o primeiro em muitos itens: primeiro carro brasileiro com estepe junto ao compartimento do motor, ou seja, embaixo do capô dianteiro; primeiro carro no Brasil a utilizar para-choques de plástico polipropileno em larga escala (no modelo Europa em 1980; primeiro carro brasileiro com desembaçador traseiro; primeiro carro no Brasil com coluna de direção articulada.
Cada amante do Fiat 147 segue reinventando, a seu próprio modo, a história do carro e sua própria história, em que o coração bate no mesmo compasso do ronco do motor. Feliz 47 anos, Fiat 147!





Fotos: arquivo pessoal