As informações postadas pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Toledo (SerToledo), sobre os possíveis acúmulos de funções entre os servidores/as lotados/as na Educação do Município, me preocupam.

Nova grade na Educação de Toledo? I

Já achei um absurdo aquela situação em que servidores/as da área de serviços gerais, concursados, foram transferidos para dar vez ao serviço terceirizado. Mas fazer o quê? Isso foi aprovado pelos edis e era, em tese, para melhorar os serviços.

Nova grade na Educação de Toledo? II

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Agora, essa informação, segundo denúncia, de que na rede municipal de ensino, por falta de funcionários da empresa terceirizada, os professores e alunos estão fazendo a limpeza nas escolas, gerando sobrecarga de trabalho, acúmulo de funções e até adoecimento, é muito preocupante.

Nova grade na Educação de Toledo? III

Mais agravante são as informações de que há crianças fazendo o trabalho que seria de responsabilidade das empresas terceirizadas. Não creio que isso esteja acontecendo, entretanto, vejo que cabe sim a abertura de uma sindicância para apurar tal denúncia e, se comprovada, responsabilizar quem é de fato o descumpridor dos contratos e das leis.

Resposta

Como se trata de contrato terceirizado, pedi esclarecimento ao secretário Municipal da Administração Andriws Todeschini. Segundo o que me disse, ele vai solicitar mais informações aos fiscais dos contratos, e caso estes não estejam sendo cumpridos, conforme a denúncia, as devidas providências serão tomadas.

Secretária Marlene Silva

Para a secretária-geral do SerToledo, Marlene da Silva, a situação está tão precária dentro das salas de aulas que, de acordo com algumas imagens anexadas à denúncia, os professores não estão conseguindo desenvolver o trabalho pedagógico sem antes realizar a limpeza. Para Marlene, a qualidade do ensino público municipal nessa atual condição fica prejudicada. Ela afirma também que empresa terceirizada, contratada pela administração municipal, não está cumprindo com suas obrigações, mesmo recebendo para efetuar o trabalho.

Sobre a maconha estragada

Não pensei que ela fosse tão danosa. Juro que por desconhecer seus efeitos, não imaginava que ela poderia ‘coisar’* tantos problemas, como fez a alguns sindicalizados, emprestados de entidades privadas e até àqueles que se encontram na Câmara Municipal de Toledo.

Afetou

Creio que o fumacê da maconha estragada afetou os ‘neurônios’ de alguns vereadores. Acreditem: vai entrar, na SURDINA, uma proposição para mudar o projeto que previa formação mínima de Ensino Médio para assumir cargos de confiança na Casa Legislativa. Querem que o cidadão seja apenas ALFABETIZADO. É de ‘saltar os butiás do bolso’, caso isso ocorra.

 Bah! Te acalma, Chico (111 vezes)!

Cristina Graeml e Caio Coppolla em Toledo

Nesse sábado, dia 08, às 16h, no Yara Country Clube, haverá palestras com esses dois monstros da verdade, onde irão discorrer sobre a política e a representatividade, sobre eleitorado e cidadania, e também sobre geografia política, esferas públicas e divisão de poderes.

Cristina Graeml e Caio Coppolla em Toledo I

Também não poderiam ficar de fora, temas como o papel do Executivo, Legislativo e Judiciário, abordagens sobre instituições com MP, OAB e Defensoria Pública, além de outros assuntos como o verdadeiro papel da imprensa, partidos políticos, regras eleitorais e as eleições de 2024 e 2026.