Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira, dia 29, os alunos da Escola de Artes Gasparzinho, que participaram do projeto Aquadêmicos, estiveram no Aquário Municipal de Toledo. A visita foi direcionada e orientada pelos acadêmicos da UFPR, que aplicaram o projeto sob coordenação do professor Leandro Portz. A visita ao aquário marcou o encerramento do projeto com a entrega dos certificados aos alunos participantes.

O projeto iniciou as atividades direcionadas a Escola de Artes Gasparzinho no dia 10 de abril, com a instalação do aquário na escola e soltura dos peixes, feitas pelos alunos, com o auxílio dos acadêmicos da UFPR. A partir daí, durante os meses de abril, maio e junho, os alunos tiveram aulas com teoria e prática, tendo como tema: AQUARISMO COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA ESCOLA. Nas aulas foram abordados assuntos relacionados sobre: ciclo da água, fotossíntese, cadeia alimentar, poluição, anatomia interna e externa dos peixes e diversidade de espécies ornamentais para Aquariofilia.

Sempre tentando inovar, o projeto Aquadêmicos, coordenado pelo prof. Leandro Portz da UFPR, este ano tem um trabalho diferenciado com foco nos conhecimentos importantes de conscientização a preservação da fauna e flora dos rios da região com atividades associadas a aplicação de técnicas de artes usando material reciclável coordenada pelas professoras Elisa Manteufel e Eliana Mari Bom.

O projeto é executado a 12 anos no município e região em parceria com a PROEC-UFPR e conta com o patrocínio da empresa ALCON e Trevisan. Todos os trabalhos são aprovados pelo conselho de ética animal CEUA da UFPR, órgão responsável pela liberação do uso dos animais aquáticos. Agradecimentos a Secretaria Municipal de Educação e ao LabRan, além de Cesar Dassi por ceder os animais.

A coordenadora da Escola de Artes Gasparzinho, Elisa Manteufel destaca a importância de projetos como este, que vem para acrescentar conhecimentos específicos sobre o aquarismo e também sobre o meio ambiente. Os cuidados com o meio ambiente, a importância de reciclar e reutilizar materiais que iriam para o lixo, são temas abordados diariamente na nossa escola, aproximadamente 80% das nossas atividades são realizadas com materiais reciclados, as famílias fazem a separação em casa e manda com os alunos para serem utilizados na aula. 

“A Escola de Artes Gasparzinho agradece a todos os envolvidos, em especial, Coordenador prof. Leandro Portz da UFPR, que nos presenteou com o projeto AQUADEMICOS, e nosso Diretor da Cultura, Maestro Nelio Amaro, que tornou possível encerrarmos o projeto com esse passeio maravilhoso para nossos alunos”, enaltece Elisa.

Fonte: Ascom/Pref. de Palotina