Sanção da lei que declara de utilidade pública ACT foi assinada pelo prefeito. Foto: Carlos Rodrigues

Por Marcos Antonio Santos

A prática do Mountain Bike (MTB) é uma atividade indicada para quem tem espírito aventureiro, pois essa modalidade de ciclismo proporciona momentos de muita emoção e manobras radicais, e, são sete principais modalidades de Mountain Bike. O presidente da Associação Ciclística de Toledo (ACT), que agora é de utilidade pública, Jefferson Carlos de Oliveira disse que a modalidade principal que a Associação participa é a Cross Country Marathon (XCM), que consiste em provas de maratona nas estradas rurais e trilhas separadas em diferentes quilometragens.

Ele conta que os treinos são realizados em estradas de pedras. “Nós procuramos lugares diferentes, com pedras e subidas nas regiões dos distritos de Ouro Verde e Dez de Maio, quanto mais difícil melhor. A nossa modalidade exige esses percursos. A Mountain Bike se treina com a bicicleta que pode ser feito o XCM e o XCO. A diferença é a bicicleta, porque se for fazer a Speed, que é outra modalidade, tem que ser uma bicicleta de estrada. Uma bike para treino custa entre R$ 5 mil até R$ 100 mil”, explica.

Jefferson participa de competições de Cross Country Marathon. Foto: Arquivo pessoal

PL Nº 54 – A ACT, que tem 12 atletas, nessa quinta-feira, 01, passou a ser de utilidade pública municipal, por meio do Projeto de Lei, nº 54, de autoria do vereador Leoclides Bisognin (MDB), que segundo ele, a Associação tem a missão de promover atividades esportivas, recreativas e educacionais voltadas ao ciclismo.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

“É possível ainda aos associados da ACT acessarem verbas públicas para ajudá-los a participarem das competições. A única forma da entidade participar de recursos financeiros é sendo utilidade pública, caso contrário, não teria nenhuma ajuda. E sempre quando tiver verbas disponíveis tenho certeza que o poder público e a Associação estarão aptos para se habitarem.  Eles poderão organizar passeios ciclísticos e também incentivarem os jovens, adultos e as pessoas de mais idade a praticarem esportes; isso é saúde. Por que não ter a utilidade pública, por que não ajudar, por que não incentivar. Todos os esportes ajudam na saúde. Fizemos a nossa parte, agora é com a ACT”, diz.  

A sanção da lei que declara de utilidade pública a Entidade foi assinada pelo prefeito Beto Lunitti. A cerimônia aconteceu na sala de reuniões no gabinete do prefeito, com a presença do presidente da ACT, Jefferson de Oliveira. Beto disse que apoia todas as iniciativas esportivas e reforçou que essa sanção é fundamental para a ACT acessar recursos públicos, a exemplo do programa Esporte Cidadão. “Ainda faltam avanços para a Associação Ciclística, que poderá cumprir esses quesitos para a partir do ano que vem estar dentro do chamamento público, onde outras Associações fazem parte. Por meio da utilidade pública queremos qualificar as entidades a buscarem os recursos públicos. Somente tem acesso as entidades que tem suas documentações em dia”, afirma.

Bisognin foi o autor do PL, que declara de utilidade pública a ACT. Foto: Carlos Rodrigues/Decom

A Associação Ciclística de Toledo foi fundada no dia 06 de agosto de 2021 e tem como princípios a igualdade, a publicidade, a legalidade e a eficiência. Jefferson comenta que a partir de agora, com a entidade sendo de utilidade pública, eles poderão colocar em prática alguns projetos. “São projetos que precisamos de recursos, e agora podemos angariar essa verba por meio da utilidade pública. Para nós é essencial, parece simples, mas era algo que almejávamos há muito tempo”, relata.  

Jefferson de Oliveira disse que a ACT se propõe ainda expandir o esporte como atividade de lazer e de saúde, e, por consequência, apoiando a qualidade de vida para as pessoas e um novo direcionamento de suas vidas, mediante a prática esportiva.

Atualmente, a ACT atua com recursos próprios e com patrocínios de empresas. O grupo participa das provas desde 2017. São eventos esportivos locais, regionais e nacionais.