Procura baixa pela vacina da influenza preocupa o setor de saúde. Foto: Pref. de Toledo

Por Marcos Antonio Santos

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tem a meta de vacinar 90% dos grupos prioritários. Mas em Toledo, até essa quarta-feira, 31, até então, o último dia da campanha em todo o Brasil, apenas 38,34% do grupo prioritário procuraram as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para se vacinarem. Os dados estão registrados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).

Segundo os números da Secretaria da Saúde do município de Toledo, a população alvo para tomar a vacina é de 51.353 (total de doses aplicadas: 20.127, 38,34% se vacinaram). Os grupos prioritários abrangem a cobertura vacinal em idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e professores. A cobertura vacinal dos povos indígenas é de 2,04%. “Essa baixa procura pela vacina contra a influenza preocupa muito, mas é nacional, não é um problema somente de Toledo”, diz a diretora de Vigilância em Saúde, Juliana Beux Konno, que ainda relata que, os idosos, continua sendo o grupo que mais vem se vacinando contra a influenza. As pessoas que receberam a vacina e estão fora dos grupos prioritários não entram nos números da cobertura.

De acordo com Juliana, a 20ª Regional da Saúde, do município de Toledo, orientou para que se continue a vacinação enquanto a Secretaria da Saúde tiver as doses da vacina. Mais de 650 pessoas tomaram a primeira dose, 116 a segunda dose e 19.355 dose única. “Dose única para quem já tomou em algum outro momento a vacina e duas doses para as crianças que nunca tomaram”.

“Todas as Unidades estão envolvidas na busca ativa das vacinas. Outras ações estão sendo organizadas para o mês de junho para melhorar a cobertura vacinal”, enfatiza Juliana Beux.

Campanha em Toledo continua até terminarem as doses da vacina. Foto: Agência Estadual de Notícias

A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início em Toledo no dia 28 de março. A data pré-estipulada pelo Ministério da Saúde para a imunização em nível nacional foi de 10 de abril, porém o Paraná antecipou o início da aplicação das doses. A estratégia foi confirmada na deliberação da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB/PR), pactuada entre a Secretaria e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems).

O objetivo, ainda é, imunizar o maior número de pessoas, aproveitando a vacinação contra a Covid-19 com as doses bivalentes, considerando que grande parte dos grupos prioritários coincidem nas duas campanhas. As duas vacinas podem ser aplicadas simultaneamente. A antecipação considerou, também, o fato de o Paraná estar localizado ao Sul do País, em uma região tradicionalmente mais fria e pelo grande número Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) ocorridas no último ano, sobrecarregando o atendimento nas unidades de saúde. Em Toledo, as doses estão disponíveis em todas as UBS’s, conforme seus horários de atendimento.

GRUPOS

Idosos com 60 anos ou mais;

Gestantes e puérperas;

Trabalhadores da saúde;

Pessoas com deficiência permanente;

Funcionários do sistema prisional;

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;

População privada de liberdade e funcionários dessas unidades;

Crianças de seis meses a menores de seis anos;

Professores;

Pessoas com comorbidades;

Forças de segurança e salvamento;

Forças armadas;

Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso.