Foto: Dielson Pickler/Decom

Uma comitiva do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus de Assis Chateaubriand, esteve em Toledo nesta quinta-feira (04)  para tratar do interesse, manifestado pela Prefeitura, de implantação de um campus da instituição no município. O prefeito Beto Lunitti recebeu os visitantes na Sala de Reuniões do Gabinete, onde foram apresentadas as possibilidades de áreas a serem doadas pelo município para a construção da sede em caso de aceite da proposta. Uma das áreas está localizada no Biopark, a soma dos terrenos compreende aproximadamente 28 mil metros quadrados. 

Durante a reunião, os integrantes da comitiva destacaram as intenções de aceitar o convite da municipalidade em função de várias potencialidades oferecidas, além da capacidade de matrículas que podem alcançar, diante do potencial do município. Segmentos internos do IFPR estão analisando a melhor proposta para a instituição, mas todas elas incluem a expansão com um campus definitivo em Toledo. Hoje, existe um Centro de Referência no Biopark, com aproximadamente 100 alunos, que pertence ao campus de Assis Chateaubriand. Nos estudos de expansão do instituto, existem intenções de contemplar novas matrículas em Toledo ainda em 2024. 

“Esta reunião de hoje serviu para que possamos coletar subsídios para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de 2024 a 2028. O campus de Assis está construindo esse documento para viabilizar essa implantação no município de Toledo. Existe um interesse muito grande de ambas as partes e os estudos estão indicando para que isso aconteça. Toledo é um dos municípios onde identificamos uma organização político-administrativa muito forte. Toledo se consolida como um pólo educacional e fora a capital do Paraná, é a única cidade que contemplará as três instituições federais: Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal (UTFPR) e o IFPR. Por si só, já demonstra a grandiosidade da educação dentro do município e o IFPR quer participar disto de uma forma muito pulsante”, declarou o diretor de Administração e Planejamento, representante da direção geral do IFPR – Assis Chateaubriand, Helton Jaques Albiero. 

O diretor estava acompanhado do coordenador do IFPR no Biopark, Renato Lada Guerrero; do diretor de Ensino, Alex Myamoto Mussi; e do chefe de gabinete da instituição, Kleber A. Michalichem. 

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

O prefeito Beto Lunitti disse que “com a implantação do IFPR em Toledo, os jovens e adultos do município e região terão acesso a cursos técnicos, de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. Isso permitirá que eles se capacitem para o mercado de trabalho local e regional, aumentando suas chances de empregabilidade e renda. Além disso, o IFPR contribuirá para o desenvolvimento científico e tecnológico da região, através de pesquisas e projetos de extensão desenvolvidos pelos professores e alunos”, anunciou. 

Na avaliação de Lunitti, isso pode impulsionar a criação de novas empresas e indústrias na região, gerando empregos e renda para a população. “A presença do IFPR em Toledo também poderá atrair empresas de tecnologia e inovação que buscam mão-de-obra qualificada e centros de pesquisa para desenvolver seus projetos”, salientou.

O professor Leandro Crestani representou a secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa, na recepção da comitiva. Para ele, o IFPR no município de Toledo pode contribuir significativamente para a formação de professores. “No que se refere à formação inicial, o IFPR oferece cursos de licenciatura em diversas áreas do conhecimento. Esses cursos são fundamentais para preparar os futuros professores para a prática pedagógica, abrangendo desde o conhecimento específico da disciplina até as metodologias de ensino e a prática em sala de aula. Em relação à formação continuada, o IFPR pode oferecer cursos de atualização e capacitação para professores em exercício, abordando temáticas relevantes, como inovação tecnológica, metodologias ativas de ensino, inclusão escolar, entre outras”, pontuou Crestani.

No próximo dia 25 de maio, o reitor do Instituto Federal do Paraná estará presente em Assis Chateaubriand e os estudos realizados para a implantação do campus em Toledo devem fazer parte da pauta. Até lá, os colegiados internos avaliarão qual proposta contempla melhor as expectativas e demandas do público alvo. Entre as propostas em análise, está a possibilidade de manter duas estruturas, uma na sede do município e outra no Biopark. O prefeito Beto Lunitti, incluiu nos argumentos os rumos que estão sendo dados para a Educação, com a possibilidade de chegar a tarifa zero no transporte público para estudantes de quaisquer níveis.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo